Detalhes do serviço
Informações detalhadas do serviço
Descrição
- Ligação de água em imóvel, terreno ou barracas, permanente ou provisória.
Órgão responsável
Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA
Categorias
Nomes populares
Público alvo (Usuário do serviço)
Mecanismos de consulta e comunicação
Consulta ou acesso
Teleatendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial
Comunicação
Teleatendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial
Tempos de espera e máximo estimado
Previsão de espera
5 minutos.
Prazo máximo estimado
10 dias úteis.
Meios de Contato e legislação pertinente
Meios de Contato
Tele atendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial
Procedimentos
Tele atendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial
Prioridades de atendimento
Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.
Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
Legislações Pertinente
Etapas
Etapa: 1
Pré requisitos e documentos necessários:
Relação de documentos
Para a prestação do serviço de forma online:
• Preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais ou da empresa solicitante;
• Anexar todos os documentos e formulários em formato de imagem (PNG, JPG, JPEG e afins) ou PDF;
• O documento de identificação tem que ser original com foto, contendo os números do RG e CPF legíveis. Não serão aceitas cópias de documentos, ainda que estejam autenticadas.
Para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento e online:
Obrigatório anexar à solicitação de serviço online e apresentar originais e cópias para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento, os seguintes documentos:
• Tratando-se de pessoa física: Documento(s) oficial(is) com foto que contenha(m) os números de RG e CPF;
• Tratando-se de pessoa jurídica: Documento(s) oficial(is) com foto que contenha(m) os números de RG e CPF do representante. Estatuto ou Contrato Social ou Documento específico de Microempreendedor Individual ou Micro Empresa;
• Documento(s) que comprove(m) o vínculo do solicitante com o imóvel (Escritura, Contrato Particular de Compra e Venda ou Locação, Carnê de IPTU ou outro comprovante de endereço (conta de energia ou telefone ou gás);
• Declaração de Responsabilidade do Imóvel (caso a documentação de vínculo com o imóvel seja apenas o comprovante de endereço);
• Autorização do proprietário para solicitação de Ligação Nova de Água (caso seja inquilino e não haja uma cláusula no contrato de locação que contemple a responsabilidade do inquilino pela Conta de Água e Esgoto);
• Formulário de Solicitação de Viabilidade de Água preenchido e assinado;
• Formulário de Ligação Intradomiciliar de Esgoto Sanitário preenchido e assinado;
Para as localidades abaixo, conforme exigência do município, é obrigatório apresentar autorização da Prefeitura para corte do asfalto e/ou passeio:
• Barreiras
• Biritinga
• Conceição do Jacuípe
• Distrito de Pilar, município de Jaguararí
• Feira de Santana
• Guanambi
• Ilhéus
• Porto Seguro
• Prado
• Teixeira de Freitas
• Vitória da Conquista
Para a localidade abaixo, conforme exigência do município, é obrigatório apresentar alvará de construção ou habite-se do imóvel e o boletim de cadastro imobiliário:
• Itapicuru
Atenção: Se possível, o solicitante deverá informar o número de uma matrícula vizinha para servir de ponto de referência do local onde será instalada a nova ligação de água.
Documentos que podem ser substituídos
A Carteira de Identidade poderá ser substituída por:
Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc. (original e cópia ou cópia autenticada);
Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação (original e cópia);
Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto (original e fotocópia).
ATENÇÃO:
A realização deste serviço depende da:
• Não existência de ligação ativa ou inativa no local;
• Análise de viabilidade técnica;
• Existência de rede próxima;
• Condições do imóvel e esgotamento sanitário;
• Atendimento ao padrão de ligação.
Descrição do serviço
Serviço onde a pessoa física ou jurídica solicita primeira ligação de água para imóvel, terreno ou barracas, permanente ou temporária.
Quem pode solicitar
Proprietário do imóvel, inquilino (com autorização) ou procurador devidamente autorizado. A procuração poderá ser pública ou particular, desde que, neste último caso, estejam acompanhadas da cópia do RG e CPF do titular e do procurador e as assinaturas (procuração e RG) sejam idênticas.
Pré-requisito do serviço
• Para imóveis construídos - Não existir ligação de água cadastrada e obedecer critérios previstos no manual técnico para projetos de ramal predial de água;
• Empreendimentos - Alvará de Construção (original e cópia), preparar a instalação com transmissão e reservatório inferior com boia e apresentar a carta de viabilidade técnica emitida pela prestadora. Acesse o procedimento para solicitar o estudo de viabilidade: https://www.embasa.ba.gov.br/a-embasa/quem-somos/estudo-de-viabilidade;
• Ligação Temporária - Apresentar original e cópia do alvará de funcionamento (para circos e parques) ou alvará de construção (para canteiros de obras e stands), Documento de Arrecadação Municipal - DAM (original e cópia); Autorização expressa da prefeitura, em caso de barracas padronizadas (original e cópia); Comprovante de residência (original e cópia). Preparar a instalação com transmissão e reservatório inferior com boia e pagamento de taxa caução. Valor determinado com base no consumo mensal estimado, multiplicado pelo número de meses previstos para permanência ou conclusão da obra, calculado sobre a tarifa comercial vigente;
• Ligação para Barracas de Chapa em Passeio Público - Preparar a instalação com transmissão e reservatório inferior com boia e pagamento de taxa caução;
• Terrenos - Preparar a instalação com transmissão e reservatório inferior com boia, barracão e alvará de construção;
• Para Obra ou Imóvel em construção apresentar também: Carta de viabilidade técnica (original e cópia); Alvará de Construção (original e cópia).
• No Atendimento Virtual é necessário o acesso através de login e senha e preencher o formulário eletrônico;
• Serviços para matrículas de pessoa jurídica devem ser solicitados pelo representante legal, previamente cadastrado no sistema da Embasa (Opção: Atendimento -> Cadastro de Representante Legal);
• Este serviço não poderá ser solicitado pelo teleatendimento (0800);
• Para baixar os formulários obrigatórios para a solicitação da ligação nova de água, acesse https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br/carta-de-servico-ligacao-nova-de-agua e faça os downloads.
Canais de atendimento: