Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?
Detalhes do serviço
Informações detalhadas do serviço
Descrição
- Serviço onde a pessoa física solicita o cadastramento na tarifa social da Embasa.
Órgão responsável
Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA
Categorias
Nomes populares
Público alvo (Usuário do serviço)
Mecanismos de consulta e comunicação
Consulta ou acesso
Teleatendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial.
Comunicação
Teleatendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial.
Tempos de espera e máximo estimado
Previsão de espera
5 minutos.
Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço
20 dias úteis.
Meios de Contato e legislação pertinente
Meios de Contato
Teleatendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial.
Procedimentos
Teleatendimento:
0800 0555 195
Atendimento Virtual:
https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
Pontos de Atendimento Presencial.
Prioridades de atendimento
Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.
Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
Legislações Pertinente
Etapas
Etapa: 1
Pré requisitos e documentos necessários:
PRÉ REQUISITO
Imprimir, preencher e assinar o formulário disponível na lista de serviços, Inclusão na Tarifa Social no site da Embasa:
01. Formulário Tarifa Social.
Etapa: 2
Pré requisitos e documentos necessários:
Pré-requisito do serviço:
O imóvel deve possuir:
*Área construída menor ou igual a 60m²;
*Padrão Coelba mono ou bifásico;
*Até o máximo de 8 (oito) pontos de utilização de água;
*Inexistência de piscina;
O imóvel deve ser utilizado exclusivamente como residência e possuir apenas uma unidade consumidora.
O titular da matrícula deverá ser possuidor do bolsa família.
É necessário quitar ou negociar débitos com a Embasa.
Quem pode solicitar:
Titular da ligação ou procurador devidamente autorizado. O usuário beneficiário do bolsa família será obrigatoriamente o titular da matrícula após o cadastramento na Tarifa Social.
Prazo de atendimento:
20 dias úteis.
Tarifas:
Gratuito.
Relação de documentos:
*Para a prestação do serviço de forma online:
Preencher o formulário digital, selecionando a matrícula, no Atendimento Virtual da Embasa.
*Para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento presenciais:
Para solicitar este serviço será necessário anexar foto ou arquivo (em caso de documento digital) em formato JPG, PNG ou PDF do DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ORIGINAL COM FOTO, que contenha o número do RG e CPF legíveis. Não serão aceitas cópias de documentos, ainda que estejam autenticadas.
Obrigatório anexar à solicitação de serviço online e apresentar originais e cópias para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento, os seguintes documentos:
Cartão Bolsa Família e extrato atualizado (até 90 dias referente ao pagamento do benefício);
Documento(s) oficial(is) com foto que contenha(m) os números de RG e CPF;
Caso o solicitante não seja o atual titular precisará anexar também:
Documento(s) que comprove(m) o vínculo do solicitante com o imóvel:
*Proprietário: Escritura, Contrato Particular de Compra e Venda ou Carnê de IPTU;
*Inquilino: Contrato de Locação;
*Responsável Declarado: Comprovante de endereço (conta de energia ou telefone ou gás emitidos em até 90 dias) e a Declaração de responsabilidade pelo imóvel preenchida e assinada;
Atenção!
O enquadramento na Tarifa Social somente será concedido caso haja o cumprimento de todos os requisitos exigidos, inclusive parecer favorável da área técnica, elaborado a partir das evidências identificadas em visita ao imóvel.
A manutenção do imóvel na tarifa social exigirá atualização anual dos requisitos e as possíveis alterações devem acontecer tempestivamente mediante a identificação de qualquer ocorrência das situações listadas abaixo:
*Exclusão do usuário do Programa Bolsa Família;
*Sempre que houver mudança nas características do imóvel, tornando o padrão construtivo superior às características exigidas às da subcategoria intermediária.
Documentos que podem ser substituídos:
A Carteira de Identidade poderá ser substituída por:
Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc..;
Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação;
Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto.
Sendo apresentada procuração, a mesma poderá ser pública ou particular, desde que, neste último caso, estejam acompanhadas da cópia do RG e CPF do titular e do procurador e as assinaturas (procuração e RG) sejam idênticas. Observação: Devido às particularidades de determinados imóveis, poderão ser solicitados documentos complementares durante o atendimento presencial.
No Atendimento Virtual é necessário o acesso através de login e senha e preencher o formulário eletrônico selecionando a matrícula.
O usuário beneficiário do bolsa família será obrigatoriamente o titular da matrícula após o cadastramento na Tarifa Social.