Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Consiste no cadastramento dos empregadores no Sine para posterior oferta de vagas de emprego e receber candidatos encaminhados de acordo com o perfil da vaga ofertada.
Órgão responsável

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Não se aplica.

Comunicação

Site da Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoria.ba.gov.br
Central de Atendimento Ouvidoria Geral do Estado: 0800 284 0011
Horário de funcionamento: 8:30 h às 18 h

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

O atendimento é imediato, mediante contato ou presencialmente.

Prazo máximo estimado

Pode variar a depender do empregador.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Para maiores informações ligar ou enviar e-mail para a unidade do município de interesse :
PRINCIPAIS UNIDADES
Unidade Telefone_1 Telefone_2 Email
SSA-Unidade Central (71) 3452-5353 sinebahia.ssaunidadecentral@setre.ba.gov.br
Alagoinhas (75) 3421-5393 (75) 3422-7900
Barreiras (77) 3611-1102 (77) 3611-8566 sinebahia.barreiras@setre.ba.gov.br
Brumado (77) 3453-1743 (77) 3453-1744 sinebahia.brumado@setre.ba.gov.br
Eunápolis (73) 3281-5731 (73) 3281-4213 sinebahia.eunapolis@setre.ba.gov.br
Feira de Santana II (75) 3614-9314/(75) 3623-8866 sinebahia.feiradesantana2@setre.ba.gov.br
Ilhéus (73) 3634-9294 (73) 3634-9288 sinebahia.ilheus@setre.ba.gov.br
Irecê (74) 3641-3219 (74) 3641-3191 sinebahia.irece@setre.ba.gov.br
Jequié Modelo (73) 3527-4487 sinebahia.jequiemodelo@setre.ba.gov.br
Juazeiro (74) 3611-6838 (74) 3611-6961 sinebahia.juazeiro@setre.ba.gov.br
Teixeira de Freitas (73) 3291-7147 sinebahia.teixeiradefreitas@setre;ba.gov.br

Procedimentos

Após receberem a manifestação dos cidadãos referentes aos serviços públicos estaduais, deverão encaminhar e acompanhar as sugestões, reclamações, informações, denúncias e elogios. O ouvidor especializado do órgão ficará responsável pela resposta final, através da forma escolhida pelo cidadão no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    O primeiro requisito para que o empregador possa ofertar vagas de emprego é o seu cadastramento no Sistema Nacional de Emprego. Assim, para cadastrar o empregador são exigidos alguns requisitos:
    CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou
    CPF – Cadastro de Pessoa Física ou
    CEI – Cadastro Especifico no INSS;
    Razão Social;
    Nome Fantasia;
    Endereço;
    Contatos (responsável, telefone e e-mail);
    Outras Informações.

    Além do atendimento pelas Unidades SineBahia, o cadastramento do Empregador poderá ser feito também no site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia:(https://servicos.mte.gov.br) ou https://imo.maisemprego.mte.gov.br/imoweb/index.xhtml.
    O empregador deverá clicar em “Deseja Cadastrar Empregador?”. Será necessário informar o identificador(CNPJ, CPF e CEI) e o nome da empresa, email e a senha.

    Obs.: Caso o empregador queira ofertar vaga de emprego para receber os candidatos para o processo seletivo passe para a próxima etapa ( Cadastrar Vaga de Emprego).

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    O primeiro requisito para o cadastramento/oferta de vaga é o cumprimento da Etapa 1, cadastramento empregador.
    Para cadastramento da oferta de vaga será necessário o preenchimento do formulário de cadastro de vaga enviado pela unidade do SineBahia com as seguintes informações:
    Dados da empresa, o endereço da entrevista com ponto de referência e o responsável pelo processo de seleção.
    Informações Necessárias no Perfil da Vaga:
    Ocupação (de preferência com nº da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO);
    Descritivo das atividades a serem desenvolvidas;
    Tempo de experiência (o Sistema do Ministério da Economia permite até 6 meses como requisito de tempo de experiência);
    Comprovação (a vaga exige que o trabalhador comprove o tempo de experiência através da CTPS, contrato ou declaração);
    Quantidade de vagas (quantos trabalhadores pretende contratar);
    Escolaridade (a escolaridade que a vaga exige dos trabalhadores);
    Curso técnico ou superior (quando exigido);
    Indicar o local de trabalho ( onde o trabalhador irá desempenhar a função).

    -No formulário de cadastro de vagas enviado ao empregador, o mesmo poderá indicar tanto benefícios, quanto outros requisitos que julgar imprescindível ou desejável que tenha na vaga ofertada.
    -Serão encaminhados trabalhadores conforme o perfil da(s) vaga(s) ofertada(s), no prazo de cinco dias. Dando sequência ao processo de intermediação, o empregador informa a quantidade de trabalhadores que devem ser encaminhados em determinado horário e local para realização do processo seletivo.
    Requisitos:
    -Indicação da quantidade de trabalhadores que deverão ser encaminhados;
    -Horário de realização do processo seletivo (pode-se formar turmas de acordo com horário);
    -Local/endereço para realização do processo seletivo;
    -Recepção dos trabalhadores com as respectivas cartas de encaminhamento.

    Após cadastrada a vaga e realizado os encaminhamentos dos trabalhadores, o empregador se compromete a informar ao Sinebahia o retorno com o resultado do processo seletivo, conforme etapa 3 (Retorno com resultado da intermediação).

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    A etapa compreende o retorno com o resultado dos trabalhadores encaminhados para participar do processo seletivo.
    O empregador informa quais trabalhadores foram aprovados no processo de intermediação, contendo dados como NOME, PIS e OCUPAÇÃO, através dos seguintes meios:
    - envio das cartas de encaminhamento com o retorno dos candidatos ou
    - email oficial da empresa com timbre com a relação dos aprovados ou;
    - documento com timbre da empresa, CNPJ e assinatura do responsável com a relação dos aprovados.

    * Nota: Para os trabalhadores reprovados no processo que estejam recebendo seguro-desemprego, a empresa deverá informar com brevidade à unidade do Sine o retorno com o resultado para que não suspenda o recebimento do benefício do trabalhador.

    Canais de atendimento: