Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • A 2ª (segunda) via de um diploma pode ser expedida tanto por motivo de extravio como por danificação do original. O diploma é expedido em favor do estudante que integraliza um curso de graduação na UNEB com o registro na Secretaria Especial de Registros de Diplomas e Certificados (SERDIC), para efeito de validade nacional.
Órgão responsável

Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Telefone ou e-mail da Coordenação Acadêmica do Departamento em que cursou a graduação e na Secretaria de Cursos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) para os curso de graduação EAD.

Comunicação

Telefone ou e-mail da Coordenação Acadêmica do Departamento em que cursou a graduação e na Secretaria de Cursos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) para os curso de graduação EAD.

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

O prazo estimado para emissão do documento, desde que não haja nenhuma intercorrência, é de até 60 dias úteis após o recebimento do requerimento pela Secretaria Especial de Registro de Diplomas e Certificados (SERDIC).

Prazo máximo estimado

O prazo estimado para emissão do documento, desde que não haja nenhuma intercorrência, é de até 60 dias úteis após o recebimento do requerimento pela Secretaria Especial de Registro de Diplomas e Certificados (SERDIC).

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Telefone ou e-mail da Coordenação Acadêmica do Departamento em que cursou a graduação e na Secretaria de Cursos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) para os curso de graduação EAD.

Procedimentos

Para realização das manifestações utilize os canais de acesso da Ouvidoria:
E-mail: ouvidoria@listas.uneb.br;
Fale Conosco no sitio https://portal.uneb.br/
Telefone: 3117-2261

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    I - O egresso deverá ter cumprido o seguinte pré-requisito antes de abrir requerimento para emissão de 2ª via de diploma, a saber:

    a) Ter efetuado o depósito (identificado) no Banco do Brasil, na Conta Corrente da UNEB nº 991.147-2, Agência 3832-6, para pagamento da taxa no valor de R$15,00 (quinze reais), referente ao registro do diploma. Não será aceito comprovante de entrega de envelope deposito identificado.

    II - Em caso de diploma manchado, rasgado, rasurado ou plastificado:
    a) o egresso deverá comparecer ao Protocolo do seu respectivo Departamento para solicitar o Requerimento Escolar, preencher, assinar e devolver ao Protocolo, juntamente com os documentos quando do seu ingresso na graduação, já em versão digital:
    b) No caso de danificação, deverá ser juntado à petição o diploma danificado.

    III - Em caso de diploma perdido ou extraviado:
    a) O egresso deverá comparecer ao Protocolo do seu respectivo Departamento para solicitar o Requerimento Escolar, preencher, assinar e devolver ao Protocolo, juntamente com os documentos mencionados nos itens 1.1., 1.2., 1.3. e 1.4.;
    b) Folha inteira de jornal de maior circulação local, com anuncio da perda ou extravio do diploma, constando o nome por extenso do concluinte, do curso, do semestre que ele concluiu o curso e do Departamento/UNEAD da UNEB, conforme exemplo abaixo:

    “Extraviado o diploma de Maria Lourdes Jesus Silva Reis Curso de Pedagogia Licenciatura, Hab. em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, concluído no 2º semestre de 2000 no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XIX - Camaçari / UNEB.”

    Obs.: Não deverá constar nº de telefone para esta ocorrência.


    III - Documentação de acordo com a forma de ingresso no curso:

    1.1.Forma de ingresso no curso: Concurso Vestibular
    a) Comprovante de depósito identificado;
    b) Histórico Escolar do Curso Superior Concluído;
    c) Documento de identidade oficial (documento legível e sem emendas ou rasuras, com indicação do órgão e Unidade da Federação de emissão);
    d) Certidão de nascimento ou casamento. Se divorciado/separado, deverá apresentar a certidão de casamento com a devida averbação. (documento legível e sem emendas ou rasuras);
    e) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, antigo 2º grau (documento original, legível e sem emendas ou rasuras, emitido por
    escolas autorizadas ou reconhecidas pela Secretaria de Educação dos Estados);
    f) Comprovante da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral (cópia autenticada ou emitida pelo site do TRE, legível e sem emendas ou
    rasuras);
    g) Documento Militar ou Certificado de Serviço Militar para o sexo masculino (cópia autenticada, legível e sem emendas ou rasuras).

    1.2.Forma de ingresso no curso: Transferência Interna e Externa
    a) Todos os documentos mencionados no item 1.1;
    b) Histórico Escolar do curso que originou a transferência, com forma de saída: transferência interna ou externa (cópia autenticada);
    c) Ato administrativo do Diretor do Departamento que homologou a transferência (cópia autenticada);
    d) Ato legal de autorização ou do reconhecimento do curso, que originou a transferência (cópia autenticada).

    1.3.Forma de ingresso no curso: Transferência Ex-Offício
    a) Todos os documentos mencionados no item 1.1.;
    b) Ato administrativo do Diretor do Departamento que homologou a transferência (cópia autenticada);
    c) Publicação no Diário Oficial ou do órgão próprio, do ato administrativo que determinou a remoção (cópia autenticada);
    d) Comprovante da relação de dependência, quando for o caso (cópia autenticada).

    1.4.Forma de ingresso no curso: Portador de Diploma de Nível Superior
    a) Todos os documentos mencionados no item 1.1.;
    b) Diploma (cópia autenticada, legível e sem emendas ou rasuras);
    c) Histórico Escolar do Curso Superior que deu origem ao ingresso nessa categoria (cópia autenticada);
    d) Ato administrativo do Diretor do Departamento que homologou a forma de ingresso(cópia autenticada).

    - A entrega da 2ª (segunda) via do diploma de graduação será efetuada na Coordenação Acadêmica do Departamento em que o egresso cursou a graduação e na Secretaria de Cursos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) para os curso de graduação EAD.
    -Não será aceito comprovante de entrega de envelope deposito identificado.

    Canais de atendimento: