Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Pesquisa/consulta das vagas de emprego ofertadas no sistema de acordo com o perfil da candidata (trabalhadora), tem o objetivo de realizar o encaminhamento para participar do processo seletivo (entrevista).
Órgão responsável

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Para consulta e encaminhamento:
1-Sites do Ministério: https://servicos.mte.gov.br e https://empregabrasil.mte.gov.br ou Governo Federal: https://www.gov.br
2-Aplicativos Sine Fácil e Meu gov.br para Android e IOS

Links para acompanhar as vagas :
1-Site Setre:http://bit.ly/vagasdodiasinebahia
2-Instagram: https://instagram.com/stories/sinebahiaoficial/2577239743117828099?utm_source=ig_story_item_share&utm_medium=share_sheet
3-Facebook:https://m.facebook.com/SineBahia/?locale2=es_LA

Comunicação

Site da Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoria.ba.gov.br/
Central de Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado: 0800 284 0011
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Email Ouvidoria SETRE: ouvidoria6@setre.ba.gov.br
Telefone da Ouvidoria SETRE: (71) 3115-1610
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Não se aplica para o serviço online.

Prazo máximo estimado

Não se aplica para o serviço online.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Não é realizado o serviço por e-mail ou telefone. Exceto quando na modalidade videoatendimento
disponível no SAC Digital.

Endereço de e-mail disponível: sinebahia.atendimentoremoto@setre.ba.gov.br ;

Procedimentos

Após receberem a manifestação das cidadãs referentes aos serviços públicos estaduais, deverão encaminhar e acompanhar as sugestões, reclamações, informações, denúncias e elogios. A ouvidora especializada do órgão ficará responsável pela resposta final, através da forma escolhida pela cidadã no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Pode haver a existência prévia de cadastro da trabalhadora no Sistema, quando da utilização dos serviços do Sine nas unidades físicas. Caso não possua, o cadastramento poderá ser realizado via web nos sites do Ministério do Trabalho e Previdência: https://servicos.mte.gov.br, empregabrasil.mte.gov.br, ou ainda Portal: www.gov.br e pelo aplicativo Sine Fácil.

    Para realizar cadastramento da trabalhadora através dos sites do Ministério do Trabalho e Previdência ou pelo aplicativo Sine Fácil.

    Orientações para os serviços web:

    1. Pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência: https://servicos.mte.gov.br ; empregabrasil.mte.gov.br ou ainda Portal: www.gov.br:

    A trabalhadora deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação da trabalhadora no site. Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).

    Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, a trabalhadora será direcionada a responder um questionário com cinco perguntas sobre sua vida laboral. Por isso, aconselhamos ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, a trabalhadora receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

    Caso a usuária não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    2. Pelo aplicativo Sine Fácil:

    Tem-se as opções de acesso com o Portal Gov.br, inserindo CPF e senha cadastradas, ou através da utilização do QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

    Existem três formas diferentes de obter o QR Code:

    1. No documento impresso e entregue pelo empregador para a trabalhadora ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro- Desemprego.
    2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
    3. Realizar o cadastro nos sites Ministério do Trabalho e Previdência (https://servicos.mte.gov.br e empregabrasil.mte.gov.br) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.

    Obs. 1: Os demais sites: https://empregabrasil.mte.gov.br e https://www.gov.br direciona o acesso para o portal: https://servicos.mte.gov.br

    Obs. 2: O Aplicativo Meu gov.br utiliza outras bases de informação governamentais para o acesso ao cadastro da trabalhadora.

    O serviço também é oferecido de forma presencial nas unidades SineBahia especializadas no atendimento de mulheres, denominadas SineBahia Mulher, localizada no SAC Comércio e SAC Cajazeiras, em Salvador. Iniciativa da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE), em parceira com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), para atendimento às trabalhadoras do município e região com a disponibilização de ações do Sistema Público de Emprego, destinadas ao acolhimento, orientação e inserção no mercado de trabalho.
    O atendimento nas Unidades das Redes SAC tem ocorrido por agendamento no Site do SAC Digital: https://www.sacdigital.ba.gov.br/todoCatalogo/sacmulher ou através do aplicativo do SAC Digital.

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    - Para pesquisar vagas de emprego a trabalhadora deve estar cadastrada no sistema (Etapa 1);
    - Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses;
    - Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento presencial de unidade pendentes de resultado ou 07 cartas pendentes de resultado no caso de encaminhamentos via Web.

    A pesquisa de emprego poderá ser feita através do site do Ministério do Trabalho e Previdência (empregabrasil.mte.gov.br; https://servicos.mte.gov.br e https://www.gov.br) ou pelo aplicativo Sine Fácil.
    Orientações para o serviço web:

    1. Pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência: (https://servicos.mte.gov.br e empregabrasil.mte.gov.br) ou ainda pelo Gov.br:

    A trabalhadora deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela da ferramenta de autenticação da trabalhadora no site. Será necessário informar o CPF e a senha.
    Caso seja o primeiro acesso, será apresentada uma tela para que sejam preenchidos os dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”) que serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, a trabalhadora será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    Caso a usuária não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    2. Pelo aplicativo Sine Fácil:

    Tem-se as opções de acesso com o Portal Gov.br, inserindo CPF e senha cadastradas, ou através da utilização do QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

    Existem três formas diferentes de obter o QR Code:

    1. No documento impresso e entregue pelo empregador para a trabalhadora ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro- Desemprego.
    2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
    3. Realizar o cadastro no site do Ministério do Trabalho e Previdência (https://servicos.mte.gov.br ) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.

    Obs. 1: Os demais sites: https://empregabrasil.mte.gov.br e https://www.gov.br direciona o acesso para o portal: https://servicos.mte.gov.br

    Obs. 2: O Aplicativo Meu gov.br utiliza outras bases de informação governamentais para o acesso ao cadastro da trabalhadora.

    O serviço também é oferecido de forma presencial nas unidades SineBahia especializadas no atendimento de mulheres, denominadas SineBahia Mulher, localizada no SAC Comércio e SAC Cajazeiras, em Salvador. Iniciativa da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE), em parceira com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), para atendimento às trabalhadoras do município e região com a disponibilização de ações do Sistema Público de Emprego, destinadas ao acolhimento, orientação e inserção no mercado de trabalho.
    O atendimento nas Unidades das Redes SAC podem ser agendados através do Site do SAC Digital: https://www.sacdigital.ba.gov.br/todoCatalogo/sacmulher ou através do aplicativo do SAC Digital.

    Links para acompanhar as vagas disponíveis (divulgadas):
    1-Site Setre:http://bit.ly/vagasdodiasinebahia
    2-Instagram: https://instagram.com/stories/sinebahiaoficial/2577239743117828099?utm_source=ig_story_item_share&utm_medium=share_sheet
    3-Facebook:https://m.facebook.com/SineBahia/?locale2=es_LA

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Constitui na emissão de carta de encaminhamento para a trabalhadora que atenda os requisitos do perfil de vaga ofertada no sistema;

    Requisitos:
    - Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses;
    - Ter perfil profissional compatível com o perfil das vagas disponibilizadas pelos empregadores;
    - Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento pela unidade de atendimento ou 07(sete) cartas de encaminhamento via web pendentes de resultado;
    A solicitante do serviço deve ser a própria trabalhadora.

    O encaminhamento para processos seletivos poderá ser feito através dos sites do Ministério do Trabalho e Previdência ou pelo aplicativo Sine Fácil.
    Orientações para o serviço web:

    1. Pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência (https://servicos.mte.gov.b e empregabrasil.mte.gov.br) ou ainda pelo Portal Gov.br:

    A trabalhadora deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação da trabalhadora no site. Será necessário informar o CPF e a senha.
    Caso seja o primeiro acesso, será apresentada uma tela para que sejam preenchidos os dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”) que serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, a trabalhadora será direcionada a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    Caso a usuária não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    2. Pelo aplicativo Sine Fácil:

    Tem-se as opções de acesso com o Portal Gov.br, inserindo CPF e senha cadastradas, ou através da utilização do QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

    Existem três formas diferentes de obter o QR Code:
    1. No documento impresso e entregue pelo empregador para a trabalhadora ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro- Desemprego.
    2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
    3. Realizar o cadastro no site do Ministério do Trabalho e Previdência (https://servicos.mte.gov.br) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.

    Obs.: Quando encaminhada, após realização do processo seletivo/entrevista, deverá retornar à unidade Sinebahia para informar sobre o resultado do processo seletivo, pois o sistema limita a três(3) cartas de encaminhamentos pela unidade Sinebahia e a sete (7) cartas de encaminhamentos pela Web com pendência de retorno, para que o Sine possa informar o resultado do encaminhamento no Sistema.

    Obs. 1: Os demais sites: https://empregabrasil.mte.gov.br e https://www.gov.br direciona o acesso para o portal: https://servicos.mte.gov.br

    Obs. 2: O Aplicativo Meu gov.br utiliza outras bases de informação governamentais para o acesso ao cadastro da trabalhadora.

    O serviço também é oferecido de forma presencial nas unidades SineBahia especializadas no atendimento de mulheres, denominadas SineBahia Mulher, localizada no SAC Comércio e SAC Cajazeiras, em Salvador. Iniciativa da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE), em parceira com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), para atendimento às trabalhadoras do município e região com a disponibilização de ações do Sistema Público de Emprego, destinadas ao acolhimento, orientação e inserção no mercado de trabalho.
    O atendimento nas Unidades das Redes SAC podem ser agendados através do Site do SAC Digital: https://www.sacdigital.ba.gov.br/todoCatalogo/sacmulher ou através do aplicativo do SAC Digital.

    Canais de atendimento:


4.1
Baseado em 105 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
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1 estrela