Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO, viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do SINE.
Órgão responsável

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

1. Site do Governo Federal: https://www.gov.br/
2. Site do Ministério do Trabalho e Emprego: https://servicos.mte.gov.br e https://empregabrasil.mte.gov.br/
3. Aplicativo Meu Gov.br disponível na Play Store e Apple Store.

Comunicação

Site da Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoria.ba.gov.br/
Central de Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado: 0800 284 0011
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Email Ouvidoria SETRE: ouvidoria6@setre.ba.gov.br
Telefone da Ouvidoria SETRE: (71) 3115-1610
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Serviço agendado, pode variar de acordo com a demanda.

Prazo máximo estimado

Não se aplica.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Não se aplica.

Procedimentos

Após receberem a manifestação dos cidadãos referentes aos serviços públicos estaduais, deverão encaminhar e acompanhar as sugestões, reclamações, informações, denúncias e elogios. O ouvidor especializado do órgão ficará responsável pela resposta final, através da forma escolhida pelo cidadão no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Apresentar a documentação original.

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    RELAÇÃO DE DOCUMENTOS:
    01. CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Trabalho Digital;
    02. Documentos de Identificação: Carteira de identidade (RG); ou Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe;
    03. Comprovante de residência;
    04. Comprovante escolaridade;
    05. Certificados de cursos, se tiver.

    Atendimento ocorrerá por agendamento ou convocação nas Unidades das Redes SAC e SineBahia.

    O cadastramento poderá ser feito também, através dos sites do Governo Federal e Ministério do Trabalho e Emprego, nos endereços: https://www.gov.br | https://servicos.mte.gov.br e https://empregabrasil.mte.gov.br.

    1. Pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br ou https://empregabrasil.mte.gov.br) , pelo portal do Governo Federal (https://www.gov.br ):
    - O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site. Será necessário informar dados
    pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
    - Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder
    um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
    - Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Constitui no encaminhamento de trabalhador para participar processo seletivo, resultante da pesquisa/busca de emprego que atenda os requisitos do perfil da vaga ofertada no sistema;

    REQUISITOS:
    - O trabalhador deve estar cadastrado e/ou ter atualizado cadastro no sistema (Etapa 1);
    - Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamentos presenciais (unidade) pendentes de resultado ou 07(sete) cartas pendentes de resultado no caso de encaminhamentos via Web.
    - Ter perfil profissional compatível com o perfil das vagas disponibilizadas pelos empregadores.

    DOCUMENTO NECESSÁRIO
    Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou Carteira de Trabalho Digital ou outro documento de identificação (Carteira de Identidade, CPF, CNH, Carteira de Conselho de Classe, Passaporte);

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    A pesquisa de emprego e o encaminhamento poderá ser feita também através dos sites do Ministério do Trabalho e Emprego.

    Obs.: Quando encaminhado, após realização do processo seletivo/entrevista, deverá retornar à unidade Sinebahia para informar sobre o resultado do processo seletivo, pois o sistema limita a três(3) cartas de encaminhamentos pela unidade Sinebahia e a sete (7) cartas de encaminhamentos pela Web com pendência de retorno, para que o Sine possa informar o resultado do encaminhamento no Sistema.

    Canais de atendimento:


3.9
Baseado em 233 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela