Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?
Detalhes do serviço
Informações detalhadas do serviço
Descrição
- Atendimento por vídeo (videochamada) para pesquisa/consulta das vagas de emprego ofertadas na rede Sine de acordo com o perfil do candidato, tem o objetivo de encaminhar para participar do processo seletivo (entrevista).
INFORME:
Após a realização do agendamento do atendimento através do BA.GOV.BR, em dia e horário disponível, o SineBahia entrará em contato por telefone ou e-mail para confirmação dos dados de e-mail e prestar orientações.
ATENÇÃO! O trabalhador deve enviar documentação solicitada de forma digitalizada (fotocópia) até 48 horas antes da data agendada de atendimento para o e-mail do SINEBAHIA: atendimentovirtual.sinebahia@setre.ba.gov.br
DOCUMENTOS (Digitalizados/Fotocópia):
01. (OBRIGATÓRIO) Documentos de Identificação com foto e CPF: Carteira de identidade (RG); ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe; ou CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social(física); ou outro. Podem ser aceitos também os documentos digitais: CNH Digital ou a Nova Identidade Nacional em PDF.
02. Comprovante de residência;
03. Comprovante escolaridade;
04. Certificados de cursos, se possuir.
*Nota: Caso não tenha nenhum destes documentos de identificação, serão aceitos: Certidão de nascimento ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade.
Observação:
No ato do atendimento, será necessário apresentar algum documento de identificação com foto e CPF.
Órgão responsável
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE
Categorias
Nomes populares
Público alvo (Usuário do serviço)
Mecanismos de consulta e comunicação
Consulta ou acesso
Não se aplica.
Mas o serviço pode ser obtido de forma virtual através dos endereços e aplicações:
1. Site do Ministério do Trabalho e Emprego: https://servicos.mte.gov.br e https://empregabrasil.mte.gov.br
2. Site do Governo Federal: https://www.gov.br
3. Aplicativo Meu gov.br disponível na loja de aplicativo para aparelhos Android e IOS
Comunicação
Site da Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoria.ba.gov.br/
Central de Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado: 0800 284 0011
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h
Email Ouvidoria SETRE: ouvidoria6@setre.ba.gov.br
Telefone da Ouvidoria SETRE: (71) 3115-1610
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h
Tempos de espera e máximo estimado
Previsão de espera
O agendamento ocorre através do BA.GOV.BR, em dia e horário disponível.
Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço
Não se aplica.
Meios de Contato e legislação pertinente
Meios de Contato
E-mail: atendimentovirtual.sinebahia@setre.ba.gov.br
Endereço de e-mail disponível no Site da SETRE: http://www.setre.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=192
Procedimentos
Após receberem a manifestação dos cidadãos referentes aos serviços públicos estaduais, deverão encaminhar e acompanhar as sugestões, reclamações, informações, denúncias e elogios. O ouvidor especializado do órgão ficará responsável pela resposta final, através da forma escolhida pelo cidadão no momento do registro da manifestação.
Prioridades de atendimento
Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.
Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
Legislações Pertinente
Etapas
Etapa: 1
Pré requisitos e documentos necessários:
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
Cadastramento dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO ou Emprega Brasil através de videoatendimento (videochamada), viabilizando o acesso aos demais serviços do Sine.
ORIENTAÇÕES:
Após a marcação do agendamento através do BA.GOV.BR, o SINEBAHIA entrará em contato com o trabalhador para que informe seu e-mail que será utilizado no atendimento e recebimento das orientações.
Para a realização do atendimento serão necessários:
• E-mail pessoal para envio da documentação solicitada pelo SINEBAHIA. Este será utilizado também no recebimento do link de acesso (convite) virtual para ingressar no atendimento pela plataforma/aplicativo TEAMS;
• Celular ou computador com câmera;
• Acesso à Internet;
• Acessar/Baixar o aplicativo Teams.
• Para que possamos realizar o atendimento será necessário o envio da relação de documentos digitalizados (fotocópia) para o seguinte e-mail: atendimentovirtual.sinebahia@setre.ba.gov.br, até 48h antes do horário informado para atendimento.
QUEM PODE SOLICITAR
Solicitante deve ser o próprio trabalhador (a) .
DOCUMENTOS (Digitalizados/Fotocópia):
01. (OBRIGATÓRIO) Documentos de Identificação com foto e CPF: Carteira de identidade (RG); ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe; ou CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social(física); ou outro válido. Podem ser aceitos também os documentos digitais: CNH Digital ou a Nova Identidade Nacional em PDF.
02. Comprovante de residência;
03. Comprovante escolaridade;
04. Certificados de cursos, se possuir.
Nota 1: Caso não tenha nenhum destes documentos de identificação, serão aceitos: Certidão de nascimento ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade.
Nota 2: Com base na legislação 10.977/2022 e 14.534/2023, a apresentação da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Trabalho Digital deixa de ser documento obrigatório para atendimento no SINE, estabelece o CPF como nº suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
Observação:
No ato do atendimento, será necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF;
Após analisada a documentação enviada, o SineBahia irá confirmar o agendamento pelo e-mail fornecido. Será enviado e-mail de acesso/convite para realizar o videoatendimento (videochamada), para que, no dia e horário marcados, o trabalhador possa clicar no link para iniciar o atendimento. Neste e-mail conterá algumas orientações/necessidades para realizar o vídeo atendimento (videochamada):
• Que o aparelho (Smartphone ou computador) tenha câmera, áudio e acesso à internet;
• Acesso ou baixar o aplicativo do Teams;
• Apresentar documento de identificação com foto (físico ou digital).
O atendimento presencial nas Unidades das Redes SAC podem ser por agendamento através do BA.GOV.BR, ou presencial em algumas unidades.
Caso prefira acessar o serviço virtual, segue orientação para o cadastramento via web:
Pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br e empregabrasil.mte.gov.br) ou ainda Portal: www.gov.br:
1. O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
2. Informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
3. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
4. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Obs.: Caso tenha errado ao menos duas perguntas das cinco apresentadas, poderá tentar novamente após 24 horas ou emitir pelo internet banking, dos bancos autorizados CEF ou BB, caso você tenha conta nestes Bancos.
Ou pelo aplicativo Sine Fácil:
Tem-se as opções de acesso com o Portal Gov.br, inserindo CPF e senha cadastradas, ou através da utilização do QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
Existem três formas diferentes de obter o QR Code:
1. No documento impresso e entregue pelo empregador para o trabalhador ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro-Desemprego.
2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
3. Realizar o cadastro no site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.
Links para acompanhar as vagas disponíveis:
1-Site Setre: http://bit.ly/vagasdodiasinebahia
2-Instagram: https://instagram.com/stories/sinebahiaoficial/2577239743117828099?utm_source=ig_story_item_share&utm_medium=share_sheet
3-Facebook: https://m.facebook.com/SineBahia/?locale2=es_LA
Etapa: 2
Pré requisitos e documentos necessários:
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
A pesquisa de vagas de emprego por videoatendimento (videochamada) consiste em disponibilizar ofertas compatíveis com o perfil do trabalhador e tem por objetivo encaminhar o trabalhador para participar de processo seletivo (entrevista).
PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
Estar cadastrado e com cadastro atualizado no Sine nos últimos 03 (três) meses (Conforme Etapa 1);
Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento presencial de unidade pendentes de resultado ou 07 cartas pendentes de resultado no caso de encaminhamentos via Web.
ORIENTAÇÕES:
Após a marcação do agendamento através do BA.GOV.BR, o SINEBAHIA entrará em contato com trabalhador para que informe seu e-mail que será utilizado no atendimento e recebimento de orientações.
DOCUMENTO NECESSÁRIO (Digitalização/fotocópia):
(OBRIGATÓRIO) Documentos de Identificação com foto e CPF: Carteira de identidade (RG); ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe; ou CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social(física); ou outro válido. Podem ser aceitos também os documentos digitais: CNH Digital ou a Nova Identidade Nacional em PDF.
Nota: Com base na legislação 10.977/2022 e 14.534/2023, a apresentação da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Trabalho Digital deixa de ser documento obrigatório para atendimento no SINE, estabelece o CPF como nº suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
QUEM PODE SOLICITAR
Solicitante deve ser o próprio trabalhador (a).
Para a realização do atendimento serão necessários:
• E-mail pessoal para envio da documentação solicitada pelo SineBahia. Este será utilizado também no recebimento do link de acesso (convite) virtual para ingressar no atendimento pela plataforma/aplicativo TEAMS;
• Celular ou computador com câmera;
• Acesso à Internet;
• Acessar/Baixar o aplicativo Teams;
• Para que possamos realizar o atendimento será necessário o envio da relação de documentos digitalizados (fotocópia) para o seguinte e-mail: atendimentovirtual.sinebahia@setre.ba.gov.br, até 48h antes do horário informado para atendimento.
O atendimento presencial nas Unidades das Redes SAC podem ser por agendamento através do BA.GOV.BR, ou presencial em algumas unidades.
Orientações:
No ato do atendimento, será necessário apresentar documento de identificação com foto.
Caso prefira acessar o serviço virtual, seguem orientações:
Pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br e empregabrasil.mte.gov.br) ou ainda Portal: www.gov.br:
1. O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
2. Informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
3. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
4. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Obs.: Caso tenha errado ao menos duas perguntas das cinco apresentadas, poderá tentar novamente após 24 horas ou emitir pelo internet banking, dos bancos autorizados CEF ou BB, caso você tenha conta nestes Bancos.
Links para acompanhar as vagas disponíveis :
1-Site Setre: http://bit.ly/vagasdodiasinebahia
2-Instagram: https://instagram.com/stories/sinebahiaoficial/2577239743117828099?utm_source=ig_story_item_share&utm_medium=share_sheet
3-Facebook: https://m.facebook.com/SineBahia/?locale2=es_LA
Etapa: 3
Pré requisitos e documentos necessários:
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
Emissão de carta de encaminhamento de forma virtual para o trabalhador que atenda os requisitos do perfil da vaga ofertada no Sine. Consiste em encaminhar no Sistema IMO e realizar o envio da carta de encaminhamento de forma virtual para o e-mail do trabalhador.
PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses (Conforme etapa 2):
Ter perfil profissional compatível com o perfil das vagas disponibilizadas pelos empregadores no Sine;
Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento pela unidade de atendimento ou 07(sete) cartas de encaminhamento via web pendentes de resultado. O trabalhador encaminhado deverá, ao final do processo seletivo, procurar uma unidade de atendimento para informar o resultado.
ORIENTAÇÕES:
Após a marcação do agendamento através do BA.GOV.BR, o SINEBAHIA entrará em contato com trabalhador para que informe seu e-mail que será utilizado no atendimento e recebimento de orientações.
DOCUMENTO NECESSÁRIO (Digitalização/fotocópia):
(OBRIGATÓRIO) Documentos de Identificação com foto e CPF : Carteira de identidade (RG); ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe; ou CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social(física); ou outro. Podem ser aceitos também os documentos digitais: CNH Digital ou a Nova Identidade Nacional em PDF.
QUEM PODE SOLICITAR
Solicitante deve ser o próprio trabalhador (a).
Para a realização do atendimento serão necessários:
• E-mail pessoal para envio da documentação solicitada pelo SineBahia. Este será utilizado também no recebimento do link de acesso (convite) virtual para ingressar no atendimento pela plataforma/aplicativo TEAMS;
• Celular ou computador com câmera;
• Acesso à Internet;
• Acessar/Baixar o aplicativo Teams;
• Para que possamos realizar o atendimento será necessário o envio da relação de documentos digitalizados (fotocópia) para o e-mail atendimentovirtual.sinebahia@setre.ba.gov.br, até 48h antes do horário informado para atendimento.
O atendimento presencial nas Unidades das Redes SAC podem ser por agendamento através do BA.GOV.BR, ou presencial em algumas unidades.
-No ato do atendimento presencial, todas as informações cadastrais serão checadas e as experiências profissionais confirmadas.
Caso prefira acessar o serviço virtual, seguem orientações:
O encaminhamento para processos seletivos poderá ser feito também de forma virtual, através do site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br e empregabrasil.mte.gov.br) ou ainda Portal: www.gov.br:
1. O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
2. Informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
3. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
4. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Obs.:
- Caso tenha errado ao menos duas perguntas das cinco apresentadas, poderá tentar novamente após 24 horas ou emitir pelo internet banking, dos bancos autorizados CEF ou BB, caso você tenha conta nestes Bancos.
- Após realização do processo seletivo/entrevista retornar à unidade Sinebahia para informar sobre o resultado do processo seletivo, pois o sistema limita a três(3) cartas de encaminhamentos pela unidade Sinebahia e a sete (7) cartas de encaminhamentos pela Web com pendência de retorno.