Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Serviço onde o cidadão comerciante obtém orientações e informações sobre a Certificação obrigatória que é um dos principais aliados do empresário que deseja diferenciar seus produtos e serviços e ampliar mercados.
    Trata-se de um diferencial que influencia nas decisões de compra, reduz custos, elimina barreiras e atende ao crescente número de consumidores que optam por produtos certificados. Há produtos e serviços que podem impactar na saúde e segurança do consumidor, ou ao meio ambiente, por esse motivo o INMETRO emite regulamentos técnicos com parâmetros de qualidade a serem atendidos.
Órgão responsável

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Não se aplica.

Comunicação

Através do e-mail ou telefone.

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

De 10 a 15 minutos

Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço

De 30 a 40 minutos.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

SAC BARRA - sace.barra@sde.ba.gov.br - Telefone: (71) 3264-0624
SAC BELA VISTA - sace.belavista@sde.ba.gov.br - Telefone: (71) 3281-4141
SAC CAJAZEIRAS - sace.cajazeiras@sde.ba.gov.br - Telefone: (71) 3281-4142
SAC CAMAÇARI - sace.camacari@sde.ba.gov.br - Telefone: (71) 3621-4620
SAC COMÉRCIO - sace.comercio@sde.ba.gov.br- Telefone: (71) 3281-4140
SAC SALVADOR SHOPPING -sae.salvador@sde.ba.gov.br
SAC SHOPPING DA BAHIA - sae.sdb@sde.ba.gov.br

Procedimentos

Através dos canais de Ouvidoria do Estado:
Home page: http://www.ouvidoria.ba.gov.br
Telefone: 0800 284 0011

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Ter acesso a internet.
    Enviar por e-mail os documentos: RG -CPF-Comprovante de Residência-IPTU.

    Presencial:
    RG -CPF-Comprovante de Residência-IPTU- Titulo Eleitoral.

    Importante: Os serviços estão sendo realizados através do atendimento virtual:
    - Acessar o site da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (http://www.sde.ba.gov.br/) e na barra de opções selecionar "SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO EMPREENDEDOR.

    Importante: Os serviços estão sendo realizados de maneira presencial com acesso às unidades nos postos SAC.- Selecionar a opção "CLIQUE PARA SER ATENDIDO VIRTUALMENTE"

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Acesso a Internet.
    Preencher TODOS os campos

    Presencial:
    RG -CPF-Comprovante de Residência-IPTU- Titulo Eleitoral.

    1- Inserir o nome completo;
    2- Inserir o CPF/CNPJ;
    3- Inserir um e-mail válido, pois é fundamental para a continuação do atendimento;
    4- Inserir telefones de contato;
    5- Inserir cidade;
    6- Inserir bairro;
    7- Inserir atividade;
    8- Selecionar o serviço IBAMETRO desejado:
    - Produto com Certificação obrigatória.
    9- Selecionar o SAC que deseja atendimento;
    10- Inserir informações complementares;
    11- Concordar que as informações fornecidas são responsabilidade do usuário;
    12- Ler e concordar com o termo;
    13- Enviar formulário.

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Acesso a internet.
    Consultar Caixa de Entrada do e-mail.

    Presencial:
    RG -CPF-Comprovante de Residência-IPTU- Titulo Eleitoral.

    O atendente entrará em contato através do e-mail fornecido no cadastro para dar continuidade ao atendimento;
    Será solicitado cópia dos documentos originais (CPF e RG), com o objetivo de realizar um atendimento virtual com segurança;
    Poderá haver contato telefônico para esclarecimento de informações fornecidas através do formulário.

    Importante: Os serviços estão sendo realizados de maneira presencial com acesso às unidades nos postos SAC.


Registre sua Manifestação sobre esse Serviço

Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?