Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Este serviço permite ao Produtor ou Extrator Rural, não constituído como pessoa jurídica, solicitar sua inscrição, alteração cadastral, reativação ou baixa no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia - CAD-ICMS na condição de PRODUTOR RURAL.
Órgão responsável

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia - SEFAZ

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Call Center
0800 0710071 - Para ligações de telefone fixo.
(71) 3319-2501 - Para ligações de celular ou de telefone fixo.

E-mails
DAT METRO e DAT NORTE: inscricao_prodrural_norte@sefaz.ba.gov.br
DAT SUL: inscricao_prodrural_sul@sefaz.ba.gov.br

Site:
Balcão Virtual

Comunicação

Fale Conosco: faleconosco@sefaz.ba.gov.br
Ouvidoria: http://www.ouvidoria.ba.gov.br

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Imediato.

Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço

Até 30 (trinta) dias.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Call Center
0800 0710071 - Para ligações de telefone fixo.
(71) 3319-2501 - Para ligações de celular ou de telefone fixo.

E-mails
DAT METRO e DAT NORTE: inscricao_prodrural_norte@sefaz.ba.gov.br
DAT SUL: inscricao_prodrural_sul@sefaz.ba.gov.br

Site:
Balcão Virtual

Procedimentos

A equipe do Fale Conosco ou Ouvidor enviará resposta final, através da forma sinalizada pelo cidadão no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    a) Para o Produtor Rural, não constituído como pessoa jurídica, solicitar a inscrição, alteração cadastral ou reativação no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia - CAD-ICMS, é necessário apresentar:

    01. Documento de Informação Cadastral – DIC , preenchido e assinado, link https://portal.sefaz.ba.gov.br/scripts/cartadeservicos/pdf/fap_dat_1051_dic_pessoa_fisica.doc;
    02. CPF e Documento de identificação do Produtor Rural;
    03. Indicação de um endereço urbano para correspondência;
    04. Certidão de Inteiro Teor do Imóvel Rural;
    05. Declaração atual do Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural – ITR com seu recibo de transmissão;
    06. Comprovante do direito de uso do imóvel rural com firma reconhecida, sendo que o Contrato de arrendamento ou de comodato ou de compra e venda ou parceria rural deverá estar registrado em cartório
    07. Para produtores que pretendem cadastrar mais de um imóvel rural, apresentar a Cédula Suplementar do Documento de Informação Cadastral – DIC, preenchida e assinada, https://portal.sefaz.ba.gov.br/scripts/cartadeservicos/pdf/cedula_suplementar_dic.doc;
    08. Cópia da Procuração e Documento de identificação do Procurador, se for o caso.

    b) Para o Produtor Rural solicitar a baixa da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia - CAD-ICMS, é necessário apresentar:

    01. Documento de Informação Cadastral – DIC , preenchido e assinado, link disponível no Canal Web;
    02. CPF e Documento de identificação do Produtor Rural;
    03. Cópia da Procuração e Documento de identificação do Procurador, se for o caso.

    Observação: Todos os documentos deverão estar digitalizados em formato "pdf". Após receber o número da Inscrição Estadual, é necessário solicitar a Senha de Serviços para emitir Nota Fiscal Avulsa - NFA.

    É necessário acessar a PLATAFORMA BA.GOV.BR, link https://www.ba.gov.br/servico/4727. O Requerente deve possuir senha na PLATAFORMA BA.GOV.BR ou no PORTAL GOV.BR e efetuar o login.

    Para efetuar o requerimento, localize o serviço "Solicitar Inscrição, Alteração Cadastral, Reativação ou Baixa - Produtor Rural" e proceda da seguinte forma:

    Clique em "solicitar";
    Siga as instruções e clique em "continuar";
    Indique se o requerimento será feito pelo próprio requerente ou pelo seu procurador;
    Preencha os dados do requerente;
    Confira os dados do requerente e clique em "registrar solicitação"; e
    Insira e envie os arquivos referentes aos documentos necessários relacionados no item anterior.

    Observações:

    As movimentações processuais são enviadas de acordo com as preferências definidas na PLATAFORMA BA.GOV.BR. Caso deseje alterar as preferências, efetue o login, selecione o item "MINHA CONTA" e habilite a forma que deseja receber a comunicação das movimentações processuais. Portanto, o requerente deve manter sempre atualizado seus dados cadastrais, especialmente o número do celular (WhatsApp) e o e-mail.
    Para consultar o andamento do processo, o requerente deve clicar no seu nome após efetuar o login na PLATAFORMA BA.GOV.BR e selecionar o item "MEUS SERVIÇOS".

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    a) Para o Produtor Rural, não constituído como pessoa jurídica, solicitar a inscrição, alteração cadastral ou reativação no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia - CAD-ICMS, é necessário apresentar:

    01. Documento de Informação Cadastral – DIC , preenchido e assinado, link https://portal.sefaz.ba.gov.br/scripts/cartadeservicos/pdf/fap_dat_1051_dic_pessoa_fisica.doc;
    02. CPF e Documento de identificação do Produtor Rural;
    03. Indicação de um endereço urbano para correspondência;
    04. Certidão de Inteiro Teor do Imóvel Rural;
    05. Declaração atual do Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural – ITR com seu recibo de transmissão;
    06. Comprovante do direito de uso do imóvel rural com firma reconhecida, sendo que o Contrato de arrendamento ou de comodato ou de compra e venda ou parceria rural deverá estar registrado em cartório
    07. Para produtores que pretendem cadastrar mais de um imóvel rural, apresentar a Cédula Suplementar do Documento de Informação Cadastral – DIC, preenchida e assinada, link https://portal.sefaz.ba.gov.br/scripts/cartadeservicos/pdf/cedula_suplementar_dic.doc;
    08. Cópia da Procuração e Documento de identificação do Procurador, se for o caso.

    b) Para o Produtor Rural solicitar a baixa da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia - CAD-ICMS, é necessário apresentar:

    01. Documento de Informação Cadastral – DIC , preenchido e assinado, link disponível no Canal Web;
    02. CPF e Documento de identificação do Produtor Rural;
    03. Cópia da Procuração e Documento de identificação do Procurador, se for o caso.

    Observação: Todos os documentos deverão estar digitalizados em formato "pdf". Após receber o número da Inscrição Estadual, é necessário solicitar a Senha de Serviços para emitir Nota Fiscal Avulsa - NFA.

    Para o Produtor Rural, não constituído como pessoa jurídica, solicitar a inscrição, alteração cadastral, reativação ou baixa no CAD-ICMS, é necessário enviar e-mail anexando os documentos necessários para o endereço de e-mail correspondente à sua região fiscal:

    DAT METRO e DAT NORTE: inscricao_prodrural_norte@sefaz.ba.gov.br
    DAT SUL: inscricao_prodrural_sul@sefaz.ba.gov.br


4.5
Baseado em 53 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela
Registre sua Manifestação sobre esse Serviço

Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?