Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Serviço que permite ao contribuinte solicitar isenção de IPVA para Veículos de Embaixadas e Representações Consulares.
Órgão responsável

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia - SEFAZ

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Call Center:
0800 0710071 - Para ligações de telefone fixo.
(71) 3319-2501 - Para ligações de celular ou de telefone fixo.
O nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.
Nos demais horários, finais de semana e feriados o nosso atendimento é via a Unidade de Resposta Audível - URA.

E-mail:
isencao_veiculos@sefaz.ba.gov.br

Site:
Balcão Virtual

Comunicação

Fale Conosco: faleconosco@sefaz.ba.gov.br
Ouvidoria: http://www.ouvidoria.ba.gov.br

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Imediato.

Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço

De acordo com a análise do processo, em média 30 dias.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Call Center:
0800 0710071 - Para ligações de telefone fixo.
(71) 3319-2501 - Para ligações de celular ou de telefone fixo.
O nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.
Nos demais horários, finais de semana e feriados o nosso atendimento é via a Unidade de Resposta Audível - URA.

E-mail:
isencao_veiculos@sefaz.ba.gov.br

Site:
Balcão Virtual

Procedimentos

A equipe do Fale Conosco ou Ouvidor enviará resposta final, através da forma sinalizada pelo cidadão no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Para solicitar a isenção de IPVA para os veículos de Embaixadas e Representações Consulares, quando façam jus a tratamento diplomático e desde que os respectivos países de origem adotem reciprocidade de tratamento, é preciso apresentar requerimento a ser preenchido diretamente na PLATAFORMA BA.GOV.BR, instruído com os seguintes documentos:

    1. Nota Fiscal de aquisição do veículo e vistoria com Placa, se carro novo ou CRLV (se usado);
    2. Documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, declaratório do direito de tratamento diplomático, e assecuratório de que o país de origem adota medida recíproca em relação aos funcionários diplomáticos ou do serviço consular brasileiro;
    3. Carteira funcional do signatário, fornecida pelo Ministério da Justiça;
    4. Documento que autorize o signatário representar a pessoa jurídica legalmente;
    5. Documento de identificação do responsável ou;
    6. Procuração e Documento de identificação do Procurador.

    O requerimento para a solicitação de isenção de IPVA para os veículos de Embaixadas e Representações Consulares, pode ser feito pelo próprio requerente na PLATAFORMA BA.GOV.BR

    É necessário acessar a PLATAFORMA BA.GOV.BR, clicando em www.ba.gov.br. O Requerente deve possuir senha na PLATAFORMA BA.GOV.BR ou no PORTAL GOV.BR e efetuar o login.

    Para efetuar o requerimento, localize o serviço “SOLICITAR ISENÇÃO DE IPVA PARA VEÍCULOS DE EMBAIXADAS E REPRESENTAÇÕES CONSULARES” e proceda da seguinte forma:

    Clique em ”solicitar”;
    Siga as instruções e clique em “continuar”;
    Indique se o requerimento será feito pelo próprio requerente ou pelo seu procurador;
    Preencha os dados do requerente;
    Confira os dados do requerente e clique em “registrar solicitação”; e
    Insira e envie os arquivos referentes aos documentos necessários relacionados no item anterior.

    Observações:

    As movimentações processuais são enviadas de acordo com as preferências definidas na PLATAFORMA BA.GOV.BR. Caso deseje alterar as preferências, efetue o login, selecione o item “MINHA CONTA” e habilite a forma que deseja receber a comunicação das movimentações processuais. Portanto, o requerente deve manter sempre atualizado seus dados cadastrais, especialmente o número do celular (WhatsApp) e o e-mail.
    Para consultar o andamento do processo, o requerente deve clicar no seu nome após efetuar o login na PLATAFORMA BA.GOV.BR e selecionar o item “MEUS SERVIÇOS”.


5
Baseado em 1 avaliação
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela
Registre sua Manifestação sobre esse Serviço

Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?