Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?
Detalhes do serviço
Informações detalhadas do serviço
Descrição
- A Ouvidoria SUS Bahia é um canal de comunicação e articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e a gestão pública , visando contribuir para melhoria contínua dos serviços prestados pelo SUS.
Objetivos:
- Ampliar a participação do cidadão garantindo a escuta, análise e o retorno das suas demandas;
- Ser um canal direto de comunicação e escuta qualificada, que tem como características a independência, autonomia e ética, preservando o sigilo que a atividade requer;
- Possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados;
- Produzir relatórios gerenciais que subsidiem a gestão na sua tomada de decisões como também o Controle Social, possibilitando ampla articulação entre cidadão e demais atores envolvidos com a Saúde Pública.
Órgão responsável
Secretaria da Saúde - SESAB
Categorias
Nomes populares
Público alvo (Usuário do serviço)
Mecanismos de consulta e comunicação
Consulta ou acesso
Presencialmente: Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - SESAB
Telefone/WhatsApp: 08002840011 Opção 1.
E-mail: sesab.ouvidoria@saude.ba.gov.br
SITE: www.saude.ba.gov.br/ouvidoria
Comunicação
Presencialmente: Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - SESAB
Telefone/WhatsApp: 08002840011 Opção 1
E-mail: sesab.ouvidoria@saude.ba.gov.br
SITE: www.saude.ba.gov.br/ouvidoria
Tempos de espera e máximo estimado
Previsão de espera
Imediato
Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço
Demandas de Reclamação, Denuncia e Sugestão o prazo máximo é de 30 dias.
Demandas de Solicitação e Informação o prazo máximo é de 15 dias.
A Lei 12.527, também conhecida como Lei de Acesso à Informação e Lei da Transparência dispõe sobre o direito fundamental de acesso à informação.
A Ouvidoria acompanhará o caso até obter uma resposta para fornecer ao cidadão.
Meios de Contato e legislação pertinente
Meios de Contato
Presencialmente: Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - SESAB
Telefone/WhatsApp: 08002840011 Opção 1
E-mail: sesab.ouvidoria@saude.ba.gov.br
SITE: www.saude.ba.gov.br/ouvidoria
Procedimentos
São responsabilidades dos usuários que se manifestam nas ouvidorias do SUS:
-A utilização e manutenção do número e senha pessoal (fornecidos no momento do cadastramento da manifestação);
-A veracidade dos dados cadastrais e o teor do que foi digitado no campo mensagem, pois estes poderão ser encaminhados na íntegra para o órgão e/ou departamento competente.
Prioridades de atendimento
Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.
Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
Legislações Pertinente
Etapas
Etapa: 1
Pré requisitos e documentos necessários:
É necessário ter em mãos os seguintes documentos:
- Cartão do SUS
- RG
- CPF
- Comprovante de Residência
A sua manifestação poderá ser:
Aceita:
Você receberá a confirmação por e-mail e acompanhará via web se preferir.
Não aceita:
Quando as manifestações não são pertinentes à saúde. Você acompanhará a justificativa via web. Não receberá a confirmação e nem o trâmite da manifestação por e-mail.