Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível ambulatorial, voltado para garantir o tratamento medicamentoso de forma integral ao paciente. A distribuição de medicamentos está definida em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde. O acesso aos medicamentos do Ceaf se dá através das Unidades de Dispensação credenciadas pelo gestor estadual. No caso da Bahia, são as Unidades de Referências em Salvador e os Núcleos Regionais de Saúde, no interior do Estado. Para cadastramento no Ceaf, o processo de solicitação dos medicamentos é iniciado por meio da apresentação dos documentos estabelecidos pela Portaria Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e regulamentações estaduais.
Órgão responsável

Secretaria da Saúde - SESAB

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Para acessar a lista de patologias e medicamentos dispensados pelo Ceaf e para obter informações mais detalhadas sobre os fluxos de atendimento de cada unidade, consulte o link:
https://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/comofuncionaosus/medicamentos/medicamentos-especializados/fluxos-de-atendimento-por-patologia/

Comunicação

Para maiores orientações entrar em contato com o Serviço de Orientação ao Paciente (SOP), que fica locoalizado na 4° Avenida do CAB,n° 400, Lado B, 2° andar – Salvador – Bahia, E-mail: dasf.sop@saude.ba.gov.br.
Tel - Serviço Social: (71) 3115-4113/4191.
Ouvidoria SUS-Bahia - 0800 284 0011 (Opção 1 – Saúde).
Ouvidoria geral SUS - 136

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

A depender da unidade de cadastramento

Prazo máximo estimado

Não se aplica

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Para ter acesso aos endereços e telefones das unidades com dispensação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica-CEAF do SUS/BA, consulte o link: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Enderecos-de-Unidades-atualizado-02.02.23.pdf.

Procedimentos

Não se aplica.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    O paciente deve comparecer a uma das unidades de dispensação de medicamentos munido dos seguintes documentos:

    1. Cópia do documento de identidade;
    2. Cópia do CPF;
    3. Cópia de comprovante de residência;
    4. Cópia do Cartão Nacional de Saúde;
    5. Exames exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, conforme a doença e o medicamento;
    6. Receita médica utilizando a DCB (Denominação Comum Brasileira) ou, na sua falta, a DCI (Denominação Comum Internacional);
    7. Relatório médico com o CID 10;
    8. Laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamentos – LME;
    9. Termo de Esclarecimento e Responsabilidade – TER assinado pelo médico e pelo usuário ou seu responsável, conforme a doença e o medicamento; (Confira aqui o termo específico para cada patologia).

    Para a solicitação, fica dispensada a presença de pacientes considerados incapazes, conforme arts. 3º e 4º da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente caracterizados no LME pelo médico prescritor. O responsável pelo paciente será o último indivíduo designado no LME. No ato da solicitação, serão exigidos os seguintes documentos do seu responsável, que serão apresentados e anexados aos documentos do paciente:

    1. Cópia do documento de identidade
    2. Endereço completo
    3. Número de telefone

    Para acessar os endereços e telefones das unidades com dispensação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica-CEAF do SUS/BA, consulte o link:
    https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Enderecos-de-Unidades-atualizado-02.02.23.pdf

    Para acessar a lista de patologias e medicamentos dispensados pelo Ceaf e para obter informações mais detalhadas sobre os fluxos de atendimento de cada unidade, consulte o link:
    https://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/comofuncionaosus/medicamentos/medicamentos-especializados/fluxos-de-atendimento-por-patologia/

    Canais de atendimento:


4.1
Baseado em 16 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela