Detalhes do serviço
Informações detalhadas do serviço
Descrição
- Atendimento destinado ao bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo consignado. É imprescindível que ao comparecer na unidade parceira o segurado ou seu Procurador/Representante Legal, se for o caso, apresentem documento original de identificação com foto.
Órgão responsável
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
Categorias
Nomes populares
Público alvo (Usuário do serviço)
Mecanismos de consulta e comunicação
Consulta ou acesso
Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/
Comunicação
Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/
Tempos de espera e máximo estimado
Previsão de espera
Atendimento agendado, com tolerância de 20 minutos para além do tempo agendado.
Prazo máximo estimado
15 dias.
Meios de Contato e legislação pertinente
Meios de Contato
Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/
Telefone - 135
Procedimentos
Após realizado o procedimento, o cidadão deverá acompanhar o efetivo bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo pelo site https://meu.inss.gov.br/, pelo aplicativo do MEU INSS ou pela Central 135.
Prioridades de atendimento
Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.
Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
Legislações Pertinente
Etapas
Etapa: 1
Pré requisitos e documentos necessários:
Requisitos:
01. Receber benefício do INSS;
02. Ser representante legal de quem recebe benefício do INSS.
Importante! O procurador não pode pedir este serviço. Além disso, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício com procurador cadastrado.
Documentos Necessários:
Se for titular do benefício:
01. Documento de Identificação com Foto (RG, CNH ou CTPS);
02. Número do CPF;
03. Número do benefício.
Se for representante legal:
01. Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
02. Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do representante.
Existe a possibilidade de o bloqueio ou desbloqueio ser efetivado automaticamente, caso isso não aconteça é que se abrirá prazo para os 20 dias de prazo citado acima.
Canais de atendimento: