Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Atendimento destinado ao bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo consignado. É imprescindível que ao comparecer na unidade parceira o segurado ou seu Procurador/Representante Legal, se for o caso, apresentem documento original de identificação com foto.
Órgão responsável

Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/

Comunicação

Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Atendimento agendado, com tolerância de 20 minutos para além do tempo agendado.

Prazo máximo estimado

15 dias.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/
Telefone - 135

Procedimentos

Após realizado o procedimento, o cidadão deverá acompanhar o efetivo bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo pelo site https://meu.inss.gov.br/, pelo aplicativo do MEU INSS ou pela Central 135.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Requisitos:
    01. Receber benefício do INSS;
    02. Ser representante legal de quem recebe benefício do INSS.

    Importante! O procurador não pode pedir este serviço. Além disso, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício com procurador cadastrado.

    Documentos Necessários:

    Se for titular do benefício:
    01. Documento de Identificação com Foto (RG, CNH ou CTPS);
    02. Número do CPF;
    03. Número do benefício.

    Se for representante legal:
    01. Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
    02. Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do representante.

    Existe a possibilidade de o bloqueio ou desbloqueio ser efetivado automaticamente, caso isso não aconteça é que se abrirá prazo para os 20 dias de prazo citado acima.

    Canais de atendimento:


5
Baseado em 2 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela