Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • O governo do estado da Bahia disponibiliza o contracheque mensalmente dos seus servidores ativos, inativos e pensionistas por e-mail, via Portal de Serviços do RH Bahia ou pelo aplicativo WhatsApp. O contracheque é um documento que funciona como comprovante de renda e vínculo empregatício, contendo informações como remuneração bruta e líquida, além de eventuais descontos e as respectivas contribuições tributárias.
Órgão responsável

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - SAEB

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Não se aplica

Comunicação

Ouvidoria da SAEB: (71) 3115-3226

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Imediato

Prazo máximo estimado

Imediato

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Portal: https://rhbahia.ba.gov.br
Para contato presencial o servidor ativo deverá procurar a Coordenação de Recursos Humanos (CRH) do seu órgão

Procedimentos

Não se aplica

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Requisitos:
    01. Ser dono do Contracheque;
    02. Ser Servidor ativo do Poder Executivo;
    03. Ter Acesso ao Portal de Serviços do RH Bahia.

    Documentos:
    Não se aplica

    Acessar o site rhbahia.ba.gov.br, o acesso ao contracheque é realizado por meio da área restrita do Portal de Serviços. Após acessar o ambiente com Login e senha, o usuário vai até o menu azul, passa o cursor sobre os campos "Dados Cadastrais" e "Funcionais", e em seguida seleciona a opção "Contracheque". Também é possível clicar diretamente no ícone Contracheque, ilustrado pela imagem de um calendário ao lado de uma cédula de dinheiro, o usuário deve informar o mês, ano e tipo do documento desejado, concluída a busca, é possível consultar, baixar e imprimir o documento no computador;

    Para facilitar a rotina de servidores e beneficiários, no entanto, o Estado realiza mensalmente envio do documento por e-mail, O disparo é realizado em massa, apenas na data de lançamento do contracheque do mês.

    O RH Bahia oferece também a alternativa de solicitação do Contracheque via WhatsApp e para acessar o serviço é preciso realizar um cadastramento prévio no Portal de Serviços, acessando "Dados Cadastrais", "Pessoais" e "Contracheque pelo WhatsApp". A partir daí, sempre que precisar do serviço, o servidor ou beneficiário deve solicitar o documento por meio de contato via WhatsApp - mandando mensagem para o Assistente Virtual, através do número (71) 3115-0100.

    Canais de atendimento:


4
Baseado em 60 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela