Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Agendamento que possibilita ao usuário solicitar atendimento de baixa complexidade junto à Agência da Previdência Social de sua escolha para que seja verificada situação que não possa ser solucionada por meio da Central 135 ou pelo requerimento remoto.

    Atenção: O agendamento deste serviço deverá ser feito em situações excepcionais, devidamente identificadas.

    Esse atendimento abrange os serviços elencados abaixo:

    - Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
    - Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
    - Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
    - Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho;
    - Devolução de Documentos;
    - Retirada de Histórico de Atendimento de Chat ou Central 135;
    - Orientações e Informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
    - Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
    - Juntada de documentos em requerimento com status "Em Análise", que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos.
    - Recurso Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão);
    - Bloqueio e Desbloqueio de Mensalidade de Entidade Associativa ou Sindicato;
Órgão responsável

Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Central 135 e Meu INSS (Aplicativo ou Internet)

Comunicação

Central 135 e Meu INSS (Aplicativo ou Internet)

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

A previsão de espera é de até 15 minutos, podendo variar de acordo com a demanda ou casos fortuitos.

Prazo máximo estimado

O prazo estimado de atendimento é de 20 minutos.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Intranet, Central 135

Procedimentos

Central 135 e Meu INSS (Aplicativo ou Internet)

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    É necessário que o cidadão se apresente com um documento identidade oficial e o CPF.
    Caso seja procurador ou representante legal, apresentar o documento que outorga poderes (Procuração/Termo de Representação Legal); identidade do procurador/Representante legal e documento do outorgante.
    Outros documentos poderão ser necessários de acordo com a especificidade do atendimento.

    Para mais informações, ligar na Central 135.

    https://meu.inss.gov.br/#/login

    https://www.gov.br/inss/pt-br

    Canais de atendimento: