Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Agendamento para a pessoa pedir atendimento específico no INSS, para que seja verificada a situação não solucionada pelo 135 ou não abrangida por requerimento remoto.

    Atenção: O agendamento deste serviço deverá ser feito em situações excepcionais, devidamente identificadas.

    Esse atendimento abrange os serviços elencados abaixo:

    - Órgão mantenedor do benefício inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
    - Tarefas concluídas com os erros;
    - Consulta à consignação administrativa;
    - Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos ou quando a Central 135 não puder atender a demanda e existir a orientação para que o operador direcione o interessado para comparecer à APS;
    - Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
    - Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
    - Solicitar a Contestação de NTEP;
    - Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante.
Órgão responsável

Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Central 135 e Meu INSS (Aplicativo ou Internet)

Comunicação

Central 135 e Meu INSS (Aplicativo ou Internet)

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

A previsão de espera é de até 15 minutos, podendo variar de acordo com a demanda ou casos fortuitos.

Prazo máximo estimado

O prazo estimado de atendimento é de 20 minutos.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Intranet, Central 135

Procedimentos

Central 135 e Meu INSS (Aplicativo ou Internet)

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    É necessário que o cidadão se apresente com um documento identidade oficial e o CPF.

    Caso seja procurador ou representante legal, apresentar o documento que outorga poderes (Procuração/Termo de Representação Legal); identidade do procurador/Representante legal e documento do outorgante.

    Outros documentos poderão ser necessários de acordo com a especificidade do atendimento.

    Para mais informações, ligar na Central 135.

    https://meu.inss.gov.br/#/login

    https://www.gov.br/inss/pt-br

    Canais de atendimento: