Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Serviço para atendimento de usuários que comparecem para o protocolo de Benefício por Incapacidade.
Órgão responsável

Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

Para mais informações, ligar na Central 135.

https://meu.inss.gov.br/#/login

https://www.gov.br/inss/pt-br

Comunicação

Para mais informações, ligar na Central 135.

https://meu.inss.gov.br/#/login

https://www.gov.br/inss/pt-br

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

A previsão de espera é de até 15 minutos, podendo variar de acordo com a demanda ou casos fortuitos.

Prazo máximo estimado

O prazo estimado de atendimento é de 10 minutos.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Para mais informações, ligar na Central 135.

https://meu.inss.gov.br/#/login

https://www.gov.br/inss/pt-br

Procedimentos

Para mais informações, ligar na Central 135.

https://meu.inss.gov.br/#/login

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Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    É necessário que o cidadão se apresente com um documento identidade oficial e o CPF.
    Caso seja procurador ou representante legal, apresentar o documento que outorga poderes (Procuração/Termo de Representação Legal); identidade do procurador/Representante legal e documento do outorgante.
    Relatórios, laudos e atestados médicos.
    Outros documentos poderão ser necessários de acordo com a especificidade do atendimento.

    Canais de atendimento: