Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Serviço de identificação civil em domicílio.
    As coletas das impressões digitais e da assinatura são realizadas no endereço informado pelo requisitante.
Órgão responsável

Departamento de Polícia Técnica - DPT

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

e-mail: iipm@dpt.ba.gov.br
Telefone: 3116-8771 Coordenação de Identificação em Domicílio (CIDOM)

Comunicação

e-mail: iipm@dpt.ba.gov.br
Telefone: 3116-8771 Coordenação de Identificação em Domicílio (CIDOM)

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

15 Minutos.

Prazo máximo estimado

15 (quinze) dias, a partir do momento do preenchimento da requisição feito na sede do Instituto com a validação dos documentos solicitados.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

e-mail: iipm@dpt.ba.gov.br
Telefone: 3116-8771 Coordenação de Identificação em Domicílio (CIDOM)

Procedimentos

Identificação civil em domicílio.
As coletas das impressões digitais e da assinatura são realizadas no endereço informado pelo requisitante.

Prioridades de atendimento

Idosos, Gestantes, Pessoas com crianças no colo, Deficientes físicos e Pessoas com dificuldade de locomoção.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Cópia da certidão de nascimento ou casamento do beneficiário do serviço de acordo com seu estado civil.
    01 Fotografia 3X4 (com fundo branco) da pessoa a ser identificada, atualizada.
    Comprovante de endereço.
    Cópia do RG do solicitante comprovando grau de parentesco/Documento comprobatório de Responsabilidade Legal.
    Apresentação de relatório médico específico, original e cópia, que descreva motivação para a impossibilidade de locomoção do beneficiário do serviço.

    A requisição para identificação em domicílio é realizada na Coordenação de Identificação em Domicílio (CIDOM), na sede do Instituto de Identificação Pedro Mello, andar térreo, mediante apresentação de todos os documentos necessários.
    O horário de atendimento é de segunda à sexta, de 8:00 às 12:00, e de 14:00 às 18:00.
    Não é permitido o acesso às dependências do Instituto de pessoas trajando shorts, bermudas, saia curta, bonés, capacete.



    Seguem abaixo as características da fotografia para identificação civil conforme Ordem de Serviço n.º 09/2019 do Instituto de Identificação Pedro Mello:

    a- A fotografia para carteira de identidade deve ser no tamanho 3X4 centímetros, ter a imagem frontal da pessoa a ser identificada, colorida, sem retoque e com a cor do fundo branca;

    b- No caso da identificação ser realizada no SAC Móvel, o solicitante deverá apresentar duas (02) fotografias iguais na condição do parágrafo anterior;

    c- A imagem da fotografia deve ser recente e de acordo com a pessoa a ser identificada se apresenta no momento da identificação. A mesma não poderá apresentar reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte;

    d- A margem mínima da parte superior da foto deve ter 0,2 mm, a altura do rosto na vertical deverá ser de no mínimo 2,5 cm e de no máximo 3,0 cm. O tamanho do rosto da pessoa a ser identificada deverá ocupar no mínimo 2/3 da foto, ou seja, 8 cm2;

    e- Não serão aceitas fotografias de pessoas sorrindo, de perfil ou com adereços que possam alterar a fisionomia, óculos esportes, vestidas com roupas, apresentando dizeres políticos ou comerciais, nem fotografias com frases, carimbos, números e datas de qualquer natureza;

    f- Os olhos devem estar abertos e visíveis. Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera. De maneira alguma podem ser utilizados óculos escuros ou óculos de armações grossas ou que prejudiquem a imagem;

    g- Pretendentes a carteira de identidade que aleguem questões de cunho religioso quanto ao uso restritivo de vestimentas (véus, hábitos, etc.), devem estar perfeitamente visíveis, a face, a testa, o queixo e o contorno dos ombros;

    h- Requerentes que usam lenço na cabeça por motivo de doença, poderão optar por utiliza-lo no momento da foto, desde que seja de cor neutra e clara.

    i - Crianças pequenas devem ser fotografadas com a fisionomia o mais neutra possível. Nessas fotografias devem aparecer somente o rosto e ombro da criança totalmente enquadradas pela câmera. Não podem aparecer brinquedos, adereços no cabelo ou as mãos de pessoas segurando-as.

    j- Não há impedimento quanto ao uso de franja, contato que as sobrancelhas fiquem visíveis na foto e no ato da identificação.

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Coleta das impressões digitais e assinatura do cidadão a ser identificado no endereço informado pelo requisitante.

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Apresentar Protocolo de identificação e comprovante do pagamento do DAE.

    A retirada da Carteira de Identidade é realizada na Coordenação de Identificação em Domicílio (CIDOM), na sede do Instituto de Identificação Pedro Mello, andar térreo, mediante apresentação de protocolo e comprovante do pagamento do DAE, por representante designado no ato da requisição do serviço.
    O horário de atendimento é de segunda à sexta, de 8:00 às 12:00, e de 14:00 às 18:00.
    Não é permitido o acesso às dependências do Instituto de pessoas trajando shorts, bermudas, saia curta, bonés, capacete.

    Canais de atendimento:


5
Baseado em 4 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela