Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Permitir a(o) cidadã(o), o acesso ao acervo sob custódia. Portanto, à disposição da(o)s cidadã(o)s pesquisadora(e)s encontram-se documentos textuais, manuscritos, impressos, iconográficos e cartográficos produzidos e acumulados ao longo do período colonial, monárquico e republicano de natureza notadamente pública, em suporte papel ou microfilmado. Além de custodiar fundos privados de interesse público e social.
    O APEB, dispõe ainda de uma biblioteca especializada em História da Bahia – Biblioteca Francisco Vicente Vianna – para auxiliar as pesquisas documentais. O acervo bibliográfico é constituído por obras que datam do século XVIII aos dias atuais, destacando-se os documentos impressos de caráter Legislativo e Executivo, tais como - as Leis Provinciais, as Falas e os Relatórios de Presidentes da Província da Bahia, século XIX a coleção do Diário Oficial do Estado da Bahia desde o seu 1º número de outubro de 1915 e os Relatórios dos Governadores do Estado de1889 ao momento atual.
Órgão responsável

Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia - FPC

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

No Arquivo Público do Estado da Bahia
E-mail: cadd.apeb@fpc.ba.gov.br
Telefone: (71) 3116-2165

No Centro de Memória da Bahia
E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br
telefone: (71) 3117-6030/6067

Comunicação

No Arquivo Público do Estado da Bahia
E-mail: cadd.apeb@fpc.ba.gov.br
Telefone: (71) 3116-2165

No Centro de Memória da Bahia
E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br
telefone: (71) 3117-6030/6067

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Imediato para:

- acesso aos instrumentos de pesquisa físico;

- solicitações documentos em suporte papel agendadas com 24h de antecedência.


De acordo com a disponibilidade de equipamento para:

- acesso aos instrumentos de pesquisa digital;

- acesso a documentos microfilmados.


Em até 2h para:

- acesso à 2 (dois) documentos, em suporte papel, para solicitações não agendadas

Prazo máximo estimado

De acordo com a necessidade da pesquisa realizada pelo usuário.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

No Arquivo Público do Estado da Bahia
E-mail: cadd.apeb@fpc.ba.gov.br
Telefone: (71) 3116-2165

No Centro de Memória da Bahia
E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br
telefone: (71) 3117-6030/6067

Procedimentos

Faz-se necessário o preenchimento de um cadastro, pelo usuário.
Recomenda-se o agendamento da consulta, realizado por e-mail ou presencialmente.

Prioridades de atendimento

Não procede em razão do público alvo a que se propõe o serviço.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Preencher a “Ficha/ Cadastro de Inscrição de Usuário” com a apresentação de documento de identificação (com foto) e comprovante de residência (água, luz ou telefone fixo).

    O usuário deverá renovar a Ficha/ Cadastro a cada ano

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Solicitação dos documentos custodiados, em suporte papel ou microfilmado, a serem consultados.
    A solicitação poderá ser realizada presencialmente ou por e-mail (cadd.apeb@fpc.ba.gov.br)

    No ato do agendamento o usuário deve informar todas as indicações relativas ao(s) documento(s) de interesse. Como por exemplo, acervo ao qual está vinculado, número do documento e número de caixa ou maço, se houver.

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    O usuário deverá dirigir-se à Sala de Consulta para consulta aos documentos de interesse da sua pesquisa.

    Será disponibilizado até 2 (dois) documentos, a cada 2 horas, para solicitações não agendadas.

    Registra-se que, uma vez digitalizados e/ou microfilmados, será recomendada a consulta da reprodução dos documentos.

    Canais de atendimento: