Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Permitir a(o) cidadã(o), o acesso ao acervo sob custódia. Portanto, à disposição da(o)s cidadã(o)s pesquisadora(e)s encontram-se documentos textuais, manuscritos, impressos, iconográficos e cartográficos produzidos e acumulados ao longo do período colonial, monárquico e republicano de natureza notadamente pública, em suporte papel ou microfilmado. Além de custodiar fundos privados de interesse público e social.
    O APEB, dispõe ainda de uma biblioteca especializada em História da Bahia – Biblioteca Francisco Vicente Vianna – para auxiliar as pesquisas documentais. O acervo bibliográfico é constituído por obras que datam do século XVIII aos dias atuais, destacando-se os documentos impressos de caráter Legislativo e Executivo, tais como - as Leis Provinciais, as Falas e os Relatórios de Presidentes da Província da Bahia, século XIX a coleção do Diário Oficial do Estado da Bahia desde o seu 1º número de outubro de 1915 e os Relatórios dos Governadores do Estado de 1889 ao momento atual.
Órgão responsável

Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia - FPC

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

No Arquivo Público do Estado da Bahia
E-mail: atendimento.apeb@fpc.ba.gov.br

No Centro de Memória da Bahia
E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br

Comunicação

No Arquivo Público do Estado da Bahia
E-mail: atendimento.apeb@fpc.ba.gov.br

No Centro de Memória da Bahia
E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

Atendimento por agendamento

Prazo máximo estimado

02 (dois) dias úteis para agendar, após o recebimento dos formulários de solicitação de Acesso ao Acervo e de Cadastro do Pesquisador.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

No Arquivo Público do Estado da Bahia
E-mail: atendimento.apeb@fpc.ba.gov.br

No Centro de Memória da Bahia
E-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br

Procedimentos

Faz-se necessário o preenchimento de um cadastro, pelo usuário.
Atendimento por agendamento, realizado por e-mail.

Prioridades de atendimento

Não procede em razão do público alvo a que se propõe o serviço.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Todo (a)s o (a)s pesquisadores (as) deverão realizar/atualizar o cadastro de pesquisador do APEB encaminhando, no ato do agendamento, a “Ficha de Cadastro de Pesquisador”, disponível no site da FPC, devidamente preenchida.

    O usuário deverá renovar a Ficha/ Cadastro a cada ano

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    Para o agendamento, o (a) pesquisadora deve preencher o formulário “Solicitação de Consulta ao Acervo”, disponível no site da FPC, indicando a data e horário preferencial. Além de relacionar informações sobre o(s) documento(s) de interesse para consulta. Como, por exemplo, os dados relativos ao número do documento, maço ou caixa, etc., se houver, e enviar para o seguinte endereço eletrônico: atendimentoapeb@fpc.ba.gov.br.

    O serviço de atendimento presencial permite ao público o acesso ao acervo documental, textual, manuscrito, impresso, iconográfico, microfilmado, bibliográfico e cartográfico, custodiado pelo APEB/FPC, mediante agendamento realizado através de e-mail, com, no mínimo, 02 (dois) dias úteis de antecedência.

    No ato do agendamento o usuário deve informar todas as indicações relativas ao(s) documento(s) de interesse. Como por exemplo, acervo ao qual está vinculado, número do documento e número de caixa ou maço, se houver. Ou seja, todas as informações constantes na base de dados informadas pelo APEB.

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    O atendimento ao público será realizado das 09:30h às 16h30min.

    Caso necessite consultar os instrumentos de pesquisa, o (a) pesquisador (a) poderá consultar nas bases de dados on line ou nos instrumentos de pesquisas na sala de pré-atendimento. Na referida sala estão disponíveis computadores para consulta on line. Os demais instrumentos se encontram em processo de digitação e/ou digitalização. O APEB/FPC disponibilizará Wi-Fi na Sala de Consulta.

    Caso necessite consultar os instrumentos de pesquisa, o(a) pesquisador(a) deverá consultar preferencialmente aqueles já disponibilizados no site da FPC. Os demais instrumentos se encontram em processo de digitação e/ou digitalização. O APEB/FPC disponibilizará Wi-Fi na Sala de Consulta. Caso o (a) interessado (a) necessite consultar instrumentos de pesquisa presencialmente deverá se dirigir à sala de pré-atendimento do APEB, onde estão disponíveis os instrumentos analógicos e computadores para acesso às bases on-line.

    No ato da solicitação do agendamento, o (a) interessado (a) poderá reservar até 15 (quinze) documentos, independente do seu suporte (papel, microfilme, cartográfico, bibliográfico e/ou bibliográficos). O APEB emitirá uma confirmação do agendamento por e-mail a (o) pesquisador (a) solicitante. Caso algum documento solicitado esteja indisponível para consulta o (a) pesquisador (a) será informado (a) por e-mail, podendo solicitar substituição com 01 (um) dia útil de antecedência da data agendada para consulta presencial. Os documentos solicitados no agendamento estarão disponíveis para consulta do (a) pesquisador (a) no dia e horário agendado.

    No caso de impossibilidade de finalizar a pesquisa no dia agendado, o consulente poderá enviar um e-amil informando que não finalizou a pesquisa e solicitar o retorno, este não fica condicionado a 02 (dois) dias úteis, podendo ser agendado conforme necessidade do mesmo, na medida em que os documentos encontram-se disponíveis na sala de consulta.

    O (A)s pesquisadore (a)s devem: Comparecer no dia e horário agendado; Apresentar documento de identificação, com foto; Realizar o reagendamento com 01 (um) dia útil de antecedência, caso não possa comparecer na data e horário agendado. UTILIZAR LUVAS DESCARTÁVEIS PARA MANUSEAR OS DOCUMENTOS (de responsabilidade do consulente).

    Em caso de dúvidas: atendimento.apeb@fpc.ba.gov.br.

    Canais de atendimento:


2.6
Baseado em 5 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela