Gostaria de realizar uma manifestação (elogio, denúncia, sugestão ou reclamação) sobre esse serviço?
Detalhes do serviço
Informações detalhadas do serviço
Descrição
- Este serviço permite ao contribuinte do ICMS solicitar a restituição de valores pagos a mais ou indevidamente.
Importante: Este serviço não se destina à solicitação da restituição do ICMS/ST, na hipótese de venda de mercadoria a preço inferior ao valor apurado como base de cálculo presumida, nos termos do Decreto nº 21.542/22. Caso o contribuinte deseje acessar o referido serviço pesquise por Restituição de ICMS ST
Órgão responsável
Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia - SEFAZ
Categorias
Nomes populares
Público alvo (Usuário do serviço)
Mecanismos de consulta e comunicação
Consulta ou acesso
Call Center:
0800 0710071 - Para ligações de telefone fixo.
(71) 3319-2501 - Para ligações de celular ou de telefone fixo.
O nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.
Nos demais horários, finais de semana e feriados o nosso atendimento é via a Unidade de Resposta Audível - URA.
Site:
Balcão Virtual
Comunicação
Fale Conosco: faleconosco@sefaz.ba.gov.br
Ouvidoria: http://www.ouvidoria.ba.gov.br
Tempos de espera e máximo estimado
Previsão de espera
Imediato
Prazo Máximo Estimado para Conclusão do Serviço
Até 90 (noventa) dias
Meios de Contato e legislação pertinente
Meios de Contato
Call Center:
0800 0710071 - Para ligações de telefone fixo.
(71) 3319-2501 - Para ligações de celular ou de telefone fixo.
O nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.
Nos demais horários, finais de semana e feriados o nosso atendimento é via a Unidade de Resposta Audível - URA.
Site:
Balcão Virtual
Procedimentos
A equipe do Fale Conosco ou Ouvidor enviará resposta final, através da forma sinalizada pelo cidadão no momento do registro da manifestação.
Prioridades de atendimento
Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.
Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
Legislações Pertinente
Etapas
Etapa: 1
Pré requisitos e documentos necessários:
Para protocolizar a solicitação de restituição de ICMS é preciso apresentar:
1. Requerimento a ser preenchido no módulo peticionamento do sistema SEI, constando o endereço completo do contribuinte (inclusive CEP);
2. Comprovante de endereço do contribuinte;
3. Cópia do DAE e comprovante do imposto pago a maior ou indevido;
4. Autorização assinada com firma reconhecida de que assumiu o encargo financeiro do tributo, autorizando o contribuinte a receber a restituição;
5. Cópia de documento comprovando a existência de conta bancária no nome e no CPF ou CNPJ do contribuinte, indicando se é conta-corrente ou conta-poupança (exceto se a forma de apuração do imposto for conta-corrente fiscal). Caso o contribuinte utilize seu cartão do banco como documento comprobatório, o código de segurança deve ser coberto para que não seja visualizado no processo.;
6. Documento de identificação do responsável ou procuração e documento de identificação do procurador, se for o caso.
Observação: Todos os documentos deverão estar digitalizados em formato "pdf".
Atenção: Em função da decisão do STF em relação ao Recurso Extraordinário nº 1.420.691 (RE 1.420.691), Tema 1262, não é admitida a restituição administrativa do indébito tributário reconhecido na via judicial, sendo indispensável a observância do regime de constituição de precatórios, nos termos do art. 100 da Constituição Federal, logo o contribuinte/requerente - nestes casos - deverá ingressar com a execução na esfera judicial para recebimento da restituição a que tem direito.
É necessário se cadastrar no sistema SEI para protocolizar a solicitação de restituição de ICMS.
Se não for cadastrado no sistema SEI, clique no link disponível no Canal Web para obter maiores informações e efetuar o seu cadastramento.
Se já for cadastrado no sistema SEI, clique no link disponível no Canal Web para acessar o Módulo de Peticionamento, devendo escolher novo processo com o tipo "ICMS: Restituição" e digitar a razão social e o CNPJ no campo "Especificação".
Em caso de dúvidas, consultar o Manual de Instrução Processual para Restituição de ICMS.