Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Pesquisa/consulta das vagas de emprego ofertadas na rede Sine de acordo com o perfil do candidato, tem o objetivo de encaminhar para participar do processo seletivo(entrevista).
Órgão responsável

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

1. Site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia: https://servicos.mte.gov.br
2. Aplicativo Sine Fácil disponível na Play Store para aparelhos com Android.

Comunicação

Site da Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoria.ba.gov.br/
Central de Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado: 0800 284 0011
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Email Ouvidoria SETRE: ouvidoria6@setre.ba.gov.br
Telefone da Ouvidoria SETRE: (71) 3115-1610
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

O tempo de espera pode variar de acordo com a demanda de atendimento.

Prazo máximo estimado

Não se aplica.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Não se aplica.

Procedimentos

Após receberem a manifestação dos cidadãos referentes aos serviços públicos estaduais, deverão encaminhar e acompanhar as sugestões, reclamações, informações, denúncias e elogios. O ouvidor especializado do órgão ficará responsável pela resposta final, através da forma escolhida pelo cidadão no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
    Cadastramento dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO ou Emprega Brasil, viabilizando o acesso aos demais serviços do Sine.

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Apresentar a documentação original.

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    RELAÇÃO DE DOCUMENTOS
    01. CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social;
    02. Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira Nacional de habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe;
    03. Comprovante de PIS (cartão do PIS ou cartão cidadão ou cartão do Bolsa-Família) - o cidadão que nunca teve a Carteira de Trabalho assinada, não precisa;
    04. Comprovante de residência
    05. Comprovante escolaridade
    06. Certificados de cursos, se tiver.

    Atendimento Espontâneo (ordem de chegada) nas Unidades das Redes SAC e SineBahia.

    O cadastramento poderá ser feito também, através do site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia https://servicos.mte.gov.br ou pelo aplicativo Sine Fácil
    1. Pelo site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia (https://servicos.mte.gov.b):
    O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site. Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
    Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    2. Pelo aplicativo Sine Fácil:
    Para acessar os serviços fornecidos pelo Sine Fácil é necessário ter o QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
    Existem três formas diferentes de obter o QR Code:
    1. No documento impresso e entregue pelo empregador para o trabalhador ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro-Desemprego.
    2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
    3. Realizar o cadastro no site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia (https://servicos.mte.gov.br) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
    Para pesquisar vagas de emprego o trabalhador deve estar cadastrado no Sine (Etapa 1).

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses;
    Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento presencial de unidade pendentes de resultado ou 07 cartas pendentes de resultado no caso de encaminhamentos via Web.

    DOCUMENTO NECESSÁRIO
    Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    Atendimento Espontâneo (ordem de chegada) nas Unidades das Redes SAC e SineBahia.

    A pesquisa de emprego poderá ser feita também, através do site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia ou pelo aplicativo Sine Fácil
    1. Pelo site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia (https://servicos.mte.gov.br):
    O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site. Será necessário informar o CPF e a senha.
    Caso seja o primeiro acesso, será apresentada uma tela para que sejam preenchidos os dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”) que serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    2. Pelo aplicativo Sine Fácil:
    Para acessar os serviços fornecidos pelo Sine Fácil é necessário ter o QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
    Existem três formas diferentes de obter o QR Code:
    1. No documento impresso e entregue pelo empregador para o trabalhador ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro-Desemprego.
    2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
    3. Realizar o cadastro no site através da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia (https://servicos.mte.gov.br) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.

    Obs.: Caso o candidato deseje poderá participar dos cursos de qualificação para o trabalho disponíveis nas seguintes unidades:
    Em Salvador: Unidade SineBahia Central (Av. ACM) e SineBahia Mulher (SAC Comércio);
    Em Jequié: Unidade Modelo.

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
    Emissão de carta de encaminhamento para o trabalhador que atenda os requisitos do perfil de vaga ofertadano Sine.

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses:
    Ter perfil profissional compatível com o perfil das vagas disponibilizadas pelos empregadores no Sine;
    Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento pela unidade de atendimento ou 07(sete) cartas de encaminhamento via web pendentes de resultado. O trabalhador encaminhado deverá, ao final do processo seletivo, procurar uma unidade de atendimento para informar o resultado.

    DOCUMENTO NECESSÁRIO
    Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    Atendimento Espontâneo (ordem de chegada) para as Unidades das Redes SAC e SineBahia.

    Trabalhador convocado:
    -O trabalhador que for convocado para participar de um processo seletivo deverá apresentar-se numa unidade do Sine, levando o número referente à vaga para a qual foi convocado e a CTPS.
    -No ato do atendimento presencial, todas as informações cadastrais serão checadas e as experiências profissionais confirmadas.
    O encaminhamento para processos seletivos poderá ser feito também, através do site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia ou pelo aplicativo Sine Fácil.
    1. Pelo site de Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia (https://servicos.mte.gov.b):
    O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site. Será necessário informar o CPF e a senha.
    Caso seja o primeiro acesso, será apresentada uma tela para que sejam preenchidos os dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”) que serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
    Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa.

    2. Pelo aplicativo Sine Fácil:
    Para acessar os serviços fornecidos pelo Sine Fácil é necessário ter o QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
    Existem três formas diferentes de obter o QR Code:
    1. No documento impresso e entregue pelo empregador para o trabalhador ou no posto de atendimento, no momento da solicitação do benefício do Seguro-Desemprego.
    2. Procurando um Posto do Sine mais próximo, para atualizar o cadastro e solicitar ao atendente que gere um QR Code.
    3. Realizar o cadastro no site da Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia (https://servicos.mte.gov.br) e acessar a funcionalidade para geração do QR Code.

    Obs.: Após realização do processo seletivo/entrevista retornar à unidade Sinebahia para informar sobre o resultado do processo seletivo, pois o sistema limita a três(3) cartas de encaminhamentos pela unidade Sinebahia e a sete (7) cartas de encaminhamentos pela Web com pendência de retorno.

    Canais de atendimento: