Detalhes do serviço

Informações detalhadas do serviço

Descrição
  • Pesquisa/consulta das vagas de emprego ofertadas na rede Sine de acordo com o perfil do candidato, tem o objetivo de encaminhar para participar do processo seletivo (entrevista).
Órgão responsável

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE

Categorias

Nomes populares

Público alvo (Usuário do serviço)

Mecanismos de consulta e comunicação

Consulta ou acesso

De forma virtual através dos endereços e aplicações:
1. Site do Ministério do Trabalho e Emprego: https://servicos.mte.gov.br e https://empregabrasil.mte.gov.br
2. Site do Governo Federal: https://www.gov.br
3. Aplicativo Meu gov.br disponível na loja de aplicativo para aparelhos Android e IOS

Obs: Poderá acompanhar as vagas disponíveis nas Redes Sociais do SineBahia (Instagram e Facebook)

Comunicação

Site da Ouvidoria Geral do Estado: http://www.ouvidoria.ba.gov.br/
Central de Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado: 0800 284 0011
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Email Ouvidoria SETRE: ouvidoria6@setre.ba.gov.br
Telefone da Ouvidoria SETRE: (71) 3115-1610
Horário de funcionamento: 8:30h às 18h

Tempos de espera e máximo estimado

Previsão de espera

O tempo de espera pode variar de acordo com a demanda de atendimento.

Prazo máximo estimado

Imediato no ato de atendimento.

Meios de Contato e legislação pertinente

Meios de Contato

Não é realizado o serviço por e-mail ou telefone. Exceto quando na modalidade videoatendimento disponível no BA.GOV.BR.
Informações de contato no Site da SETRE: http://www.setre.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=192

Procedimentos

Após receberem a manifestação dos cidadãos referentes aos serviços públicos estaduais, deverão encaminhar e acompanhar as sugestões, reclamações, informações, denúncias e elogios. O ouvidor especializado do órgão ficará responsável pela resposta final, através da forma escolhida pelo cidadão no momento do registro da manifestação.

Prioridades de atendimento

Lei Federal nº 10.048/2000
As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

Lei Federal nº 13.466/2017
Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Legislações Pertinente

Etapas

Etapa: 1

    Pré requisitos e documentos necessários:

    DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
    Cadastramento dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO ou Emprega Brasil, viabilizando o acesso aos demais serviços do Sine.

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Apresentar a documentação original.

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    RELAÇÃO DE DOCUMENTOS
    01. CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Trabalho Digital;
    02. Documentos de Identificação: Carteira de identidade (RG); ou Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); ou Passaporte; ou certificado de reservista; ou carteira de Conselho de Classe;
    03. Comprovante de residência
    04. Comprovante escolaridade
    05. Certificados de cursos, se tiver.

    O atendimento nas Unidades das Redes SAC podem ser por agendamento ou espontâneo, conforme informações do BA.GOV.BR.

    Caso prefira acessar o serviço virtual, segue orientação para o cadastramento via web:
    Pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br e empregabrasil.mte.gov.br) ou ainda Portal: www.gov.br:
    1. O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
    2. Informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
    3. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
    4. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

    Obs.: Caso tenha errado ao menos duas perguntas das cinco apresentadas, você poderá tentar novamente após 24 horas ou emitir pelo internet banking, dos bancos autorizados CEF ou BB, caso você tenha conta nestes Bancos.

    Canais de atendimento:

Etapa: 2

    Pré requisitos e documentos necessários:

    DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
    Para pesquisar vagas de emprego o trabalhador deve estar cadastrado no Sine (Etapa 1).

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses;
    Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento presencial de unidade pendentes de resultado ou 07 cartas pendentes de resultado no caso de encaminhamentos via Web.

    DOCUMENTO NECESSÁRIO
    Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou Carteira de Trabalho Digital*.

    *Observação: Caso apresente somente a Carteira de Trabalho Digital, será exigido algum documento de identificação com foto.

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    O atendimento nas Unidades das Redes SAC tem podem ser por agendamento ou espontâneo, conforme informado no BA.GOV.BR.

    A pesquisa de emprego poderá ser feita também, através do site dos sites: https://servicos.mte.gov.br ; empregabrasil.mte.gov.br ou ainda Portal: www.gov.br

    1. O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
    2. Informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
    3. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
    4. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

    Obs.: Caso tenha errado ao menos duas perguntas das cinco apresentadas, você poderá tentar novamente após 24 horas ou emitir pelo internet banking, dos bancos autorizados CEF ou BB, caso você tenha conta nestes Bancos.

    Links para acompanhar as vagas divulgadas:
    1-Site Setre:http://bit.ly/vagasdodiasinebahia
    2-Instagram: https://instagram.com/stories/sinebahiaoficial/2577239743117828099?utm_source=ig_story_item_share&utm_medium=share_sheet
    3-Facebook:https://m.facebook.com/SineBahia/?locale2=es_LA

    Canais de atendimento:

Etapa: 3

    Pré requisitos e documentos necessários:

    DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
    Emissão de carta de encaminhamento para o trabalhador que atenda os requisitos do perfil de vaga ofertada no Sine.

    PRÉ-REQUISITO DO SERVIÇO
    Estar com o cadastro atualizado nos últimos 03 (três) meses:
    Ter perfil profissional compatível com o perfil das vagas disponibilizadas pelos empregadores no Sine;
    Não possuir mais do que 03 (três) cartas de encaminhamento pela unidade de atendimento ou 07(sete) cartas de encaminhamento via web pendentes de resultado. O trabalhador encaminhado deverá, ao final do processo seletivo, procurar uma unidade de atendimento para informar o resultado.

    DOCUMENTO NECESSÁRIO
    Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou Carteira de Trabalho Digital*.

    *Observação: Caso apresente somente a Carteira de Trabalho Digital, será exigido algum documento de identificação com foto.

    QUEM PODE SOLICITAR
    O solicitante deve ser o próprio trabalhador.

    O atendimento nas Unidades das Redes SAC podem ser por agendamento ou espontâneo, conforme informações do BA.GOV.BR.

    Trabalhador convocado:
    -O trabalhador que for convocado para participar de um processo seletivo deverá apresentar-se numa unidade do Sine, levando o número referente à vaga para a qual foi convocado e a CTPS (física ou digital*).
    *Observação: Caso apresente somente a Carteira de Trabalho Digital, será exigido algum documento de identificação com foto.

    -No ato do atendimento presencial, todas as informações cadastrais serão checadas e as experiências profissionais confirmadas.

    O encaminhamento para processos seletivos poderá ser feito também, através dos sites: https://servicos.mte.gov.br ; empregabrasil.mte.gov.br ou ainda Portal: www.gov.br:

    1. O trabalhador deverá clicar em “Entrar” abrirá a tela, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
    2. Informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
    3. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.
    4. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

    Obs.: Caso tenha errado ao menos duas perguntas das cinco apresentadas, você poderá tentar novamente após 24 horas ou emitir pelo internet banking, dos bancos autorizados CEF ou BB, caso você tenha conta nestes Bancos.

    Obs.: Após realização do processo seletivo/entrevista retornar à unidade Sinebahia para informar sobre o resultado do processo seletivo, pois o sistema limita a três(3) cartas de encaminhamentos pela unidade Sinebahia e a sete (7) cartas de encaminhamentos pela Web com pendência de retorno.

    Canais de atendimento:


4
Baseado em 390 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrela